Sociedade Vegetariana Brasileira

ESPECIALIDADE

Vegetarianismo

ONDE ATENDE

Rua Anita Garibaldi, 29, cj 1102 - Sé - São Paulo

Sociedade Vegetariana Brasileira

Apresentação

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) atua desde 2003 promovendo o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A SVB realiza conscientização a respeito dos benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

O que Trata

Medicina e nutrição vegetariana; Ética Animal; Impactos socioambientais da criação de animais para consumo.

Formação Acadêmica

Organização Sem Fins Lucrativos

Cargos e Títulos

Campanhas, convênios, eventos, pesquisa, educação e atuação política.

Dietas

04/05/2015 06:00 - Atualizado em 01/12/2016 07:01

Vitamina B12, componente importante no seu dia a dia

Conheça tudo sobre a vitamina B12, saiba por que ela pode ser valiosa no seu organismo

POR

Sociedade Vegetariana Brasileira

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Para ter uma alimentação rica e saudável, é importante conhecer os componentes necessários para o nosso organismo. A Vitamina B12 é um dos nutrientes essenciais na vida do ser humano e poucos vegetarianos o consome. Para ajudar você, a Sociedade Vegetariana Brasileira listou alguns elementos essenciais sobre o poder do nutriente no seu dia a dia. Confira!

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Nutriente: Vitamina B12

Esse é o único nutriente que o vegetariano talvez precise complementar, mesmo com uma alimentação bem planejada, pois a vitamina B12 só está presente em quantidade significativa nos alimentos de origem animal. Devemos lembrar que leite, queijos e ovos são de origem animal e contêm essa vitamina. Logo, quem consome esses alimentos regularmente talvez não precise de complementação.


Pessoas que precisam de suplementação:

• Gestantes e lactantes (vegetarianas ou não);

• Crianças (vegetarianas ou não);

• Vegetarianos estritos (que não utilizam alimentos fortificados);

• Vegetarianos que utilizam ovos e laticínios com pouca frequência, pois talvez não obtenham a quantidade diária recomendada de vitamina B12.

Vegetarianos e não vegetarianos 

Atenção com a B12: Estudos sugerem que cerca de 50% dos vegetarianos apresentam deficiência dessa vitamina. Essa deficiência não depende apenas da ingestão de B12, mas também de como a gastamos e de como conseguimos reciclá-la. Estudos demonstram que a população não vegetariana mundial está bastante sujeita a essa deficiência, que atinge 40% da população da América Latina.


Deficiência de vitamina B12

Essa deficiência tende a se manifestar mais precocemente com sintomas neurológicos, como formigamento nas pernas, perda da percepção vibratória e redução da concentração. Em casos mais avançados pode haver torpor mental e até coma. Há pessoas que têm dores articulares e distúrbios de sono. Podem ocorrer sintomas psiquiátricos, como depressão e transtorno obsessivo-compulsivo, dentre outras manifestações. Sintomas hematológicos, como anemia, tendem a se manifestar mais tardiamente.

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Fontes não seguras de vitamina B12:

Algumas formas de vitamina B12 não são ativas no organismo humano, sendo chamadas de “análogos da B12” ou formas “corrinoides”.

Alimentados fermentados: Como são as bactérias que produzem vitamina B12, surgiu a hipótese de que os alimentos fermentados seriam fontes da vitamina. No entanto, esses alimentos não apresentam quantidade significativa dessa vitamina ativa. Ou seja, não são fontes confiáveis de vitamina B12: missô, shoyu, tempeh, levedura de cerveja e pães fermentados biologicamente.

Algas: Elas contêm apenas elementos análogos da vitamina B12. Portanto, não são fontes confiáveis de B12: nori, chlorella, wakame, hiziki, kombu, spirulina e as demais algas.

Uso de suplementos de B12

Embora a B12 possa ser estocada no fígado e o estoque talvez leve mais de três anos para se exaurir, é difícil saber como está seu estoque agora. Assim, comece a utilizar a B12 tão logo saiba da sua necessidade para a manutenção de saúde: use diariamente um comprimido ou cápsula que contenha pelo menos 5 mcg de vitamina B12. A maioria dos suplementos por via oral disponíveis no mercado contém 10 mcg. Não há problema nenhum. Outra alternativa é utilizar a dose semanal de 2.000 mcg. Porém, muitas pessoas precisam, para manutenção, de doses maiores do que as aqui sugeridas.

Suplemento ou alimentos?

A vitamina B12, assim como o ferro, deve ser corrigida sempre de forma medicamentosa. Não se consegue isso apenas com a ingestão de alimentos, pois o teor desses nutrientes nos alimentos, sejam vegetais ou de origem animal, é muito menor do que a dose exigida para correção.

Pergunta muito frequente

Se a suplementação é recomendada em determinados momentos ou etapas da vida, mesmo assim podemos afirmar que a dieta vegetariana é saudável?

Sim, podemos! Todas as crianças (vegetarianas ou não) recebem suplementação de ferro e algumas vitaminas em determinados períodos da infância. As gestantes (vegetarianas ou não) também recebem suplementação de ferro e ácido fólico como medida profilática para evitar deficiências.

O 'Instituto de Medicina dos EUA' e o 'Food and Nutrition Board' recomendam suplementação de B12 em todos os indivíduos (vegetarianos ou não) acima dos 50 anos de idade, pois de 10% a 30% desses indivíduos apresentam dificuldade de extrair a vitamina B12 dos alimentos.

Atualmente, toda farinha de trigo comercializada no Brasil é enriquecida com ferro e ácido fólico como medida preventiva de saúde pública.

No Brasil, o sal é iodado para que as populações que vivem longe do mar possam receber uma fonte segura de iodo.

Se considerarmos que o uso de suplementação significa que a alimentação é inadequada, não deveríamos passar pela infância, pela gestação, e nem ultrapassar os 50 anos de idade, pois para nenhum desses ciclos de vida foi encontrada uma “dieta ideal”, que dispense todos os suplementos.

Quando se adota a alimentação vegetariana, a incidência de diversas doenças é. Isso, por si só, já sugere a adequação da dieta vegetariana ao organismo humano.

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vitamina 12 - alimentação vegetariana - vitamina rica em nutrientes -

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