Dietas

19/01/2015 08:07 - Atualizado em 02/12/2016 10:15

Veja o que comer antes de dormir para um sono de qualidade

Saber o que comer antes de dormir e o que evitar ajuda a ter mais disposição no dia seguinte.

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Redação

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Quando se está dormindo, alguns órgãos apresentam uma alteração no seu funcionamento, ficando com seus processos mais lentos. Um exemplo é o sistema digestivo, que quase para de funcionar durante o sono. Por isso, é preciso ter atenção redobrada com o que comer antes de dormir, para que o corpo realmente descanse e reponha as energias de forma correta.

Com o metabolismo funcionando mais devagar, alimentos pesados como carnes gordurosas, frituras, massas e doces acabam sendo armazenados no organismo sob a forma de gordura. O consumo de bebidas estimulantes também não é indicado, pois elas podem atrapalhar o sono e deixar a pessoa sonolenta, cansada e até irritada no dia seguinte.

Além de cuidar o que comer antes de dormir, é indicado também esperar pelo menos duas horas para ir para a cama. Após esse tempo, o processo digestivo estará completo, evitando assim complicações como sono agitado e pesadelos.

O que comer antes de dormir

Saiba o que comer antes de dormir

Muitas pessoas se perguntam o que comer antes dormir para ter um sono tranquilo e realmente descansar. Para isso, existem alguns truques como tomar um copo de leite quentinho, muito usado por mães para que as crianças durmam bem.

E funciona mesmo! O leite é rico em triptofano, substância que relaxa e causa sono, além de aumentar a quantidade de serotonina, que funciona como sedativo no cérebro, colaborando também para uma noite de sono mais calma e relaxante. Se preferir, ainda pode acrescentar uma colher de mel, pois ele facilita a absorção do triptofano.

Para o jantar, opte por pratos saudáveis e leves. Faça porções compostas por verduras, legumes, por carboidratos como arroz, batata ou massa, por um tipo de proteína vegetal como feijão e por uma carne branca ou vermelha. Na sobremesa pode comer uma fruta.

Além disso, você ainda pode substituir uma refeição completa no jantar por sopas, saladas ou até mesmo lanches. Alimentos como cereais integrais, iogurte, queijo ou frutas são boas opções, pois são de fácil digestão.

Escolher corretamente o que comer antes de dormir ainda pode ajudar a ganhar massa muscular e emagrecer. Existem alguns alimentos como chá de camomila e suco de maracujá que ajudam a acalmar, relaxar e dormir bem, auxiliando também no processo de emagrecimento e de ganho muscular.

Veja o que evitar comer antes de dormir

Além de saber o que comer antes de dormir para ter mais qualidade no sono, é preciso ter atenção também com o que deve ser evitado. Alguns alimentos não devem ser consumidos horas antes de dormir, pois causam agitação e não deixam o corpo descansar completamente.

Evite tomar bebidas estimulantes, como chocolate quente, café, chá preto, chá mate, guaraná e refrigerantes à base de coca. Essas bebidas são fontes de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso central e despertam a atenção. As bebidas alcoolicas também não são indicadas, pois não favorecem o sono e estimulam o sistema nervoso.

Por último, evite consumir alimentos ricos em gordura pelo menos quatro horas antes de dormir. Ingerir pratos muito pesados à noite atrapalham a digestão e também o sono.

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