Dietas

03/12/2014 06:37 - Atualizado em 05/12/2016 05:28

Veja como não engordar no Natal em 6 dicas

Manter a prática de atividades físicas nessa época do ano pode ajudar a manter o peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com as festas de final de ano, é difícil não cometer excessos na alimentação. São panetones, chester, perú, tender, bebidas, castanhas, nozes e diversas sobremesas. E com todas essas opções, como não engordar no Natal?

Muitas pessoas pensam em mudar totalmente as refeições e optar por alimentos mais saudáveis, mas os pratos dessa época do ano são uma tradição, e esse não é o melhor caminho. A ceia de Natal não deve mudar, as pessoas é que precisam mudar o comportamento na hora de comê-la.

Saiba como não engordar no Natal

Independente da região ou da tradição de família, todos os pratos típicos de Natal são conhecidos por serem deliciosos, mas também bastante calóricos e gordurosos. Para aprender como não engordar no Natal, é preciso ter em mente que você terá que se controlar e diminuir as quantidades das porções.

como-nao-engordar-no-natal

Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar nessa tarefa e aproveite essa época do ano sem ganhar uns quilinhos a mais.

1. Prepare versões mais leves

Na hora de preparar os pratos, é possível diminuir a quantidade calórica utilizando produtos em versões light, como maionese, requeijão, creme de leite, leite condensado e refrigerante. Outra opção é acrescentar alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias, como é o caso da canela, do gengibre, da pimenta, do abacaxi e do chá verde.

2. Evite beliscar muito antes da ceia

É comum que antes da ceia as pessoas fiquem comendo petiscos como castanhas, nozes e frutas secas, por exemplo. Mas é preciso ter cuidado, apesar desses alimentos serem ótimos para a saúde, são muito calóricos e em excesso podem contribuir para o aumento de peso. Evite também beliscar enquanto prepara os pratos, pois com isso você perderá a noção da quantidade que já foi ingerida.

3. Tenha cuidado com as bebidas alcoolicas

Outra dica de como não engordar no Natal, é evitar o exagero no consumo de bebidas alcoolicas, que são altamente calóricas. Prefira o vinho e o champanhe, pois a quantidade de álcool é menor, diminuindo também o ganho calórico.

4. Escolha sobremesas menos calóricas

Na hora da sobremesa, escolha as menos gordurosas e mais saudáveis, como as opções preparadas com frutas ou gelatina. Se você for preparar os pratos, reduza o açúcar e a gordura. Você pode usar açúcar amarelo ou mascavo, utilizar o forno em vez da fritura, substituir o leite gordo pelo magro e as natas por iogurte natural.

5. Não exagere nas porções

Lembre-se que terá diversas opções de pratos, tanto salgados quanto doces. Por isso, se você quiser provar todos eles, procure sempre pegar porções pequenas. Assim, poderá provar um pouquinho de cada sem problemas.

6. Pratique atividades físicas

Além dos cuidados com a alimentação, para saber como não engordar no Natal, você não pode esquecer de se movimentar. Mesmo nos dias festivos, tente praticar qualquer tipo de exercício físico para equilibrar os excessos.

Gosta das nossas dicas de dieta? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecer
natal
ano novo
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ