Dietas

16/11/2014 09:59 - Atualizado em 10/12/2016 11:38

Veja como montar um cardápio sem carne vermelha

Com ingredientes saudáveis e nutritivos, você terá um cardápio sem carne vermelha.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Manter a dieta é importante para garantir bons resultados na busca pela forma ideal, mas ter um cardápio sem carne vermelha pode não ser a decisão mais fácil de sua vida. No entanto, se você estiver realmente a fim de mudar seu estilo de alimentação, contar com boas dicas e com a ajuda de um nutricionista pode ser bem útil e esclarecedor.

Saúde em um cardápio sem carne vermelha

Um cardápio sem carne vermelha indica a diminuição na ingestão de gordura saturada, colesterol, hormônios, antibióticos, agrotóxicos e nitratos. É de conhecimento geral que essas substâncias causam danos ao organismo humano e estão relacionadas ao desenvolvimento de muitos tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares e aumento de peso.

Mesmo com todas essas informações, ainda há quem tenha medo de abolir de vez a carne vermelha de sua dieta, tendo receio das reações e do que virá a sentir.

Realmente, pode não ser fácil, especialmente se você é uma daquelas pessoas que consome carne desde sempre. Difícil, mas não impossível: um dos truques para não sofrer diante de um cardápio sem carne vermelha é acrescentar sabor aos pratos.

Antes de mais nada, é preciso substituir 100 gramas de carne por uma concha de feijão. Essa troca vai possibilitar a garantia da totalidade dos nutrientes. Preocupada com efeitos colaterais? Que nada! Em uma semana, você notará mais leveza em seu organismo, pois a digestão acontece com mais facilidade.

Sugestão de cardápio sem carne vermelha

O que não pode faltar:

¼ de cereais - pode ser trigo, milho,arroz

¼ de leguminosas (ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha...)

½ de verduras e legumes

1 fruta (de sua preferência)

Você pode variar bastante seu cardápio sem carne vermelha e por isso apresentamos a seguir 3 sugestões de receitas. Essas opções também podem entrar na dieta de pessoas que querem ficar sem carne vermelha por apenas alguns dias na semana, ou por um curto período.

3 receitas sem carne

Escondidinho de soja

Este é um prato bem popular, que tem origem no interior do País, criado por dois jovens agricultores que sofriam com a fome. Prática e saborosa, essa receita pode não levar nenhum tipo de carne: basta substituí-la por soja. A versão verde do escondidinho tem poucos ingredientes: proteína texturizada de soja fina, molho shoyu, cebola, salsinha, cebolinha, azeitonas, sal e limão.

Lasanha verde

A lasanha é um dos pratos preferidos de quem é adepto do cardápio sem carne vermelha, especialmente por causa da grande lista de ingredientes que podem ser acrescentados nas suas receitas.

A abobrinha e a berinjela, por exemplo, podem substituir as camadas da lasanha. O recheio ainda pode ser elaborado com verduras e legumes nutritivos, como brócolis, cenoura e palmito. Molhos que não são de origem animal também são ótimas opções.

Feijoada vegana

É difícil imaginar uma feijoada sem carne? Preste atenção na seguinte dica e verá que um dos pratos mais populares do Brasil pode atender, sim, a praticamente todos os estilos de vida da população. Em versão light, ela vai deixar também a sua consciência bem mais leve.

Você vai precisar de 1 kg de feijão preto, 200 g de carne de soja em pedaços, 1 lata de carne de glúten, 1 pacote de salsicha de soja, temperos (alho, cebola, louro, sal) e 1 colher de salsinha.

O feijão deve ser deixado de molho na água e cozido com as folhas de louro. A carne de soja deve ser fervida em pedaços - escorra em seguida. Em uma outra panela, frite o alho e a cebola e adicione o sal. Reserve.

Após cozinhar o feijão na panela de pressão, adicione a carne de soja já fervida e os temperos fritos. Se quiser um caldo mais grosso, coloque mais água e deixe ferver por mais tempo. Acrescente a salsinha picada e a carne de glúten em pedacinhos no feijão. Use sal para temperar e sirva.

E aí, interessada em provar essas delícias e incrementar sua nutrição de forma saudável? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
dieta
alimentação saudável
cardápio sem carne

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ