Dietas

08/02/2015 02:04 - Atualizado em 10/11/2016 04:36

Veja como manter dieta para colesterol alto sem sacrifícios

Aposte em carnes magras, como filé de frango grelhado, na dieta para colesterol alto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A dieta para colesterol alto deve ser feita por indivíduos que estão com os níveis da substância no sangue alterados. Saborosa, a dica de cardápio é simples e deve ser orientada por uma nutricionista. Sem cuidar da alimentação, a pessoa que sofre com o colesterol alto corre maior risco de ter doenças cardíacas.

dieta-para-colesterol-alto

Dica de dieta para colesterol alto

A dieta para colesterol alto deve envolver saladas diversas, carnes basicamente grelhadas ou com molhos pouco gordurosos, leite e derivados todos desnatados, carboidratos sempre na versão integral e frutas variadas.

A dica mais importante, antes de você começar a fazer a dieta para colesterol alto, é ir a uma nutricionista. Ela irá pedir exames de sangue e irá verificar quais são as suas necessidades. A partir desse momento, ela estará livre para fazer uma dieta que supra todas as carências do organismo.

As informações abaixo, portanto, dão apenas uma ideia de como poderá ser a sua alimentação. Essas dicas não substituem a consulta ao médico e ao nutricionista.

Café da manhã

1 copo de iogurte desnatado com mel, 1 fatia de mamão, 2 colheres de granola, 1 copo pequeno de suco de morango.

Almoço

1 prato de sobremesa de salada de salada de escarola com laranja, 1/2 escumadeira de arroz integral, 1/2 concha de feijão-preto, 1 escumadeira de iscas de frango apimentadas, 2 colheres de sopa de espinafre refogado, 1 fatia de abacaxi.

Café da tarde

1 fatia de pão integral com margarina.

Jantar

1 prato de sobremesa de salada de beterraba ralada e alface americana, 1 panqueca recheada de vegetais, 1 file de frango grelhado e acebolado.

Ceia

1 manga pequena.

O que evitar na dieta para colesterol alto

Alguns alimentos, adorados na dieta da maioria dos brasileiros, devem ser cortados por pessoas que apresentam colesterol alto. Todo e qualquer lanchinho frito, como batata frita e nuggets, aqueles temperos especiais para alguns alimentos, gordura excessiva, margarina e manteiga, massa folhada, comidas de fast food, carnes vermelhas gordurosas, bebidas alcoolicas e doces, devem ser excluídos.

Lembre-se que nem sempre todos esses alimentos devem ser excluídos permanentemente da dieta para colesterol alto. De vez em quando, você pode comer um chocolatinho, ou um fast food, desde que saiba controlar as suas vontades e consiga entender que isso é apenas uma refeição eventual.

As causas do colesterol alto

Os indivíduos com o colesterol alto, costumam ter uma alimentação rica em gorduras e uma vida sedentária. Não fazem exercícios físicos e costumam ficar várias horas do dia sentados. Bebida alcoolica em excesso, cirrose, diabete não tratada e algumas doenças hormonais também podem causar o disturbio.

Por que é importante tratar?

O colesterol em grandes níveis pode aumentar as chances do aparecimento de doenças do coração, causando o entupimento das artérias, trombose e desbloqueando de êmbolos. O colesterol é uma doença silenciosa, ou seja, não tem sintomas aparentes. Para descobri-la, você necessita fazer exames de sangue constantemente.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cardápio
nutrição
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ