Dietas

30/12/2015 02:00 - Atualizado em 30/11/2016 08:40

Veja como fazer uma dieta de engorda saudável

Quem está abaixo do peso ideal precisa combinar uma alimentação calórica e saudável com exercícios físicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nem todos buscam a perda de peso para ficar em forma. Há quem precise ganhar alguns quilinhos para chegar ao peso ideal. Nesses casos, também é preciso seguir alguns cuidados para que o aumento de peso seja feito de forma saudável e segura, buscando seguir uma dieta de engorda que não traga riscos para a saúde.

Não basta apenas aumentar os números na balança, pois adquirir gordura não é a melhor opção. O ganho de peso deve ser feito através de massa muscular, com uma alimentação adequada e prática de atividades físicas. Porém, tanto a dieta de engorda quanto a realização de exercícios deve ser feita com indicação médica.

Dieta de engorda

Como fazer uma dieta de engorda

Algumas pessoas possuem dificuldade de ganhar peso devido ao alto gasto calórico. Aquelas que têm o metabolismo acelerado sentem mais dificuldade de engordar, pois perdem mais calorias durante as atividades do dia a dia. O histórico familiar e a má alimentação também são fatores influenciadores.

Não estar com o peso ideal aumenta as chances de problemas de saúde como gripes, resfriados, infecções e processos inflamatórios. Para saber se o peso está inadequado, é preciso verificar se a relação entre peso e altura está abaixo de 18,5 kg/m2, avaliada pelo cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal = peso / altura x altura).

Para quem está abaixo desse índice, é indicado o consumo de nutrientes a cada duas horas e com volumes menores, embora calóricos. A dieta de engorda deve contar com proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e todos os grupos alimentares, sempre com o acompanhamento de um nutricionista para que não ultrapasse os limites do processo de engordar.

Não existe nenhuma restrição de alimentos na dieta de engorda, pois o objetivo é o fornecimento de calorias e proteínas. Porém, deve-se evitar frituras e alimentos gordurosos, já que o consumo exagerado desses produtos altera a composição do sangue, contribuindo para problemas cardiovasculares e outras doenças, além do acúmulo de gordura.

Outros fatores para ganhar peso

Para ganhar peso com saúde, a atenção não deve ficar apenas na alimentação. Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios físicos também são fundamentais, afinal, os músculos pesam mais que a gordura e não oferecem riscos ao sistema cardiorrespiratório.

O ideal é praticar regularmente exercícios que contribuam para o ganho de massa muscular, como a musculação. Uma boa ideia é associar a musculação com exercícios aeróbicos, como a caminhada. Por isso, atividades como danças, lutas e hidroginásticas também são boas opções, pois enrijecem e tonificam os músculos, além de melhorarem a saúde em geral.

Quando uma pessoa está abaixo do peso, além de adotar uma dieta de engorda, um dos primeiros passos é procurar uma boa academia para começar a praticar as atividades mais indicadas para o seu caso, o que deve ser avaliado e indicado por um profissional especializado.

E você, está precisando adotar uma dieta de engorda? Deixe um comentário!

TAGS
musculação
atividade física
dieta
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ