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05/08/2014 09:00 - Atualizado em 13/11/2016 09:28

Veja como é possível perder peso com hábitos simples

Mudanças sutis no dia a dia podem ajudar você a perder peso.

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Redação

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Os maus hábitos são sempre mais fáceis de serem adquiridos do que as práticas saudáveis. Portanto, o primeiro passo para uma alimentação balanceada é entender que não será de uma hora para a outra que você aprenderá a gostar de saladas, frutas, sementes e também de exercícios físicos. Mas saiba que mudanças sutis no seu dia a dia, unidas a um pouco de paciência, podem levar você a perder peso

Uma tática interessante para que as mudanças de rotina sejam mais estáveis e duradouras é aplicá-las semanalmente. Ou seja, na primeira semana, você corta as frituras, na próxima, você evita o refrigerante e, assim por diante, até que todas as metas indicadas sejam alcançadas. 

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Comer a salada antes da refeição é uma forma indicada para você perder peso. Foto: Shutterstock

7 mudanças simples que ajudam a perder peso

1. Beba água antes das refeições. O corpo humano nem sempre consegue distinguir a fome e a sede, por isso, muitas vezes, tendemos a comer muito sem necessidade, quando na verdade o que precisávamos de hidratação. Beba dois copos de água antes do café da manhã, almoço e jantar e um copo antes de cada lanche. Você sentirá menos fome e ainda atingirá o mínimo de 8 copos diários de água recomendado pelos médicos. 

2. Faça mais refeições. Divida o que você come em 5 refeições. Desta forma, seu metabolismo sofrerá uma aceleração de 5% a 15%. Coma de 3 em 3 horas, e não exagere nas porções. Você evitará os picos de fome e a possibilidade de atacar alimentos gordurosos. Mantenha na bolsa pequenas porções de castanhas ou nozes para um lanche rápido. Em pouco tempo, você notará que vai perder peso

3. Para perder peso, troque os produtos tradicionais por suas versões integrais. Além de o seu corpo utilizar mais calorias para digerir estes alimentos, as fibras presentes nos grãos e farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, eliminam as toxinas do corpo e prolongam a sensação de saciedade. 

4. Não deixe de comer chocolate, apenas reduza suas porções e escolha produtos com níveis elevados de cacau. Inúmeros estudos comprovam os benefícios do polifenol presente no chocolate para a proteção do coração e combate ao colesterol ruim. Reduza a porção que você costuma consumir pela metade, até chegar em um bombom. 

5. Mastigue mais os alimentos. Quanto mais tempo de mastigação houver, mais saciado você ficará. Isso porque, com 20 minutos de mastigação, o estômago envia ao cérebro um sinal de satisfação e você não precisará repetir. 

6. Coma a salada antes do resto da refeição. Abuse das folhas verdes, que são levíssimas e ricas em fibras. Um prato de folhas verdes antes do almoço reduzirá consideravelmente sua fome, fazendo com que você coma menos carboidratos e, consequentemente, você vai perder peso. Azeite, limão, mostarda, vinagre, shoyu e molho de iogurte são opções de temperos saborosos e saudáveis. 

7. Outra tática infalível é a antecipação do jantar. Quando dormimos, o metabolismo e o consumo de energia desaceleram. Portanto, quanto mais perto da hora de dormir você comer, maior o risco de armazenar gorduras. Por mais leve que seja seu jantar, você não irá perder peso desta forma. Procure comer até  2 horas antes de dormir.

Pronto para perder peso?

Além dessas 7 dicas, é importante também se pesar semanalmente e anotar o peso. Isso servirá como estímulo para o emagrecimento. Assista menos televisão, pois isto implica que você faça outras atividades que gastam mais energia. Aumente a frequência dos exercícios físicos, até que sejam uma prática regular no seu dia a dia. 

Vamos começar?

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