Dietas

04/09/2014 07:19 - Atualizado em 03/12/2016 11:41

Veja como definir o que comer antes e depois da atividade física

Saber o que comer antes e depois da atividade física ajuda na queima de gordura.

POR Redação

Qualquer movimentação do corpo que acelere o metabolismo e proporcione gasto de energia é considerada atividade física. E a prática de um exercício tem uma lista extensa de benefícios para a saúde, o bem-estar e a estética.

Mas o que muita gente não sabe é que a alimentação correta nos horários próximos ao treino têm forte ligação com o desempenho e os resultados conquistados. Por isso, preparamos um pequeno guia mostrando como escolher o que comer antes e depois da atividade física.

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Por que saber o que comer antes e depois da atividade física

O planejamento alimentar para a o exercício físico costuma ser esquecido pelos atletas de fim de semana, mas pode fazer a diferença para quem quer chegar mais longe.

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Não se pode iniciar a prática de exercícios com o estômago vazio. Além da perda de rendimento, realizar atividade física em jejum pode causar uma crise de hipoglicemia, uma baixa no nível de glicose do sangue.

Da mesma forma, comer muito antes de ir para a academia ou correr na rua também pode ser prejudicial, por causar mal estar, indigestão, náuseas e vômito. Por isso, saber o que comer antes e depois da atividade física pode aumentar sua disposição ao longo dos treinos e melhorar o resultado final do esforço.

Além disso, cada grupo alimentar tem uma função específica no nosso corpo. Se você não conhecer os alimentos e não souber o que comer antes e depois da atividade física pode acabar botando a perder tudo aquilo que foi conquistado com seu esforço. Não comer proteínas após o treino, por exemplo, pode aumentar a fadiga muscular e dificultar a sua recuperação.

O que comer antes e depois da atividade física

Com as nossas dicas, você vai atingir seus objetivos ainda mais rápido.

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Antes do exercício, você deve procurar alimentar-se em um horário que respeite o tempo de digestão. Esse é o primeiro passo para que a união entre alimentação e treino funcione.

Escolha alimentos que sejam de rápida digestão e que possam lhe proporcionar um bom rendimento de forma quase imediata. Se você pratica atividades físicas antes do café da manhã, seu lanche pré-treino deve ser baseado em carboidratos de alto índice glicêmico, como bolos simples, pães brancos, bananas, suco de laranja, mel e e granola.

Caso você opte por praticar atividades físicas depois de alguma refeição completa, como o café da manhã ou o almoço, priorize o consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico, que levam mais tempo para serem digeridos e absorvidos.

Nesse caso, escolha pães e arroz integral, saladas de frutas, batata doce, açaí e cereais, como linhaça, aveia e quinoa. Entenda que conhecer e definir o que comer antes e depois da atividade física envolve planejamento, pois envolve horários, o conhecimento dos alimentos e a receptividade do organismo com relação a cada um deles.

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Após o exercício os alimentos possuem função reparadora. Os alimentos não podem recuperar a gordura perdida, mas precisam ajudar na construção do fortalecimento muscular. Procure comer na primeira meia hora que segue o fim do exercício. Se não for possível, beba algum isotônico ou bebida esportiva, que ajuda na reposição dos nutrientes perdidos.

O ideal na refeição pós-treino é unir carboidratos de alto índice glicêmico com proteínas de fácil digestão. Pão branco com patê de atum e suco, torradas com queijo branco, geleia e água de coco, peito de frango com arroz e legumes são alguns dos pratos indicados.

Se você estiver em dúvida sobre o que comer antes e depois da atividade física, procure também fontes de antioxidantes, como frutas ricas em vitaminas C, E e Zinco. Mamão, laranja, goiaba e acerola, além de peixes, verduras e castanhas são ótimos aliados.

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