Dra. Flora Vieira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Rua do Catete, 311 sala 415 - Catete

Dra. Flora Vieira

Apresentação

Tem ampla experiência na área Materno-infantil e Clínica com atuação em âmbito hospitalar e ambulatorial.

O que Trata

Emagrecimento, ganho de massa magra, equilíbrio bioquímico funcional, tratamento de hipersensibilidades alimentares e doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e a síndrome metabólica.

Formação Acadêmica

Possui graduação em Nutrição pela UFRJ, mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ e especialização em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Cargos e Títulos

Nutricionista Clínica Funcional

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Dietas

10/08/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 04:51

Unhas e carência nutricional, entenda esta relação e repare as suas

Nutricionista explica que unhas quebradiças, com estrias e manchas podem indicar carência nutricional no organismo.

POR

Dra. Flora Vieira

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Unhas e nutrição: O que têm a ver? A nutricionista Flora Vieira explica esta relação e dá dicas de como manter as unhas saudáveis usando a alimentação.

Unhas fracas, quebradiças, com pontos brancos e/ ou ondulações, relatos que são frequentes. Para quem não sabe, estes sinais nas unhas estão frequentemente associados a alguma carência nutricional que pode estar relacionada a uma alimentação monótona e carente de proteínas, vitaminas e minerais. Quem apresenta algum desses sinais nas unhas precisa ter mais atenção com a alimentação.

Abaixo, relaciono o que é possível reparar nas unhas, os nutrientes geralmente associados que estes sinais, qual a carência nutricional que o organismo pode estar apresentando e alguns alimentos ricos destes nutrientes para acrescentar no cardápio.

Tabela de alimentos para reparação das unhas:

Uma lista ajuda, mas como utilizar todos esses alimentos de forma equilibrada no nosso dia a dia? Aqui vão algumas dicas de cardápio.

No café da manhã: Queijos brancos (queijo minas, cottage, ricota temperada) podem ser usados no café da manhã com pão integral e um suco de fruta natural (feito da fruta fresca) sem açúcar. Se quiser turbinar o suco, pode bater com couve, mel e linhaça.

Lanches intermediários: As frutas são ótimas opções para os lanchinhos menores (entre café da manhã e almoço, entre almoço e jantar e a ceia). Outra opção são as oleaginosas, umas 2 unidades de castanhas, nozes, amêndoas sortidas e sementes de abóbora e de girassol, acrescentadas de algumas passas.

Almoço e jantar: Um belo prato pode ser composto de arroz integral, feijão, um verde escuro, um legume de cor alaranjada e algum tipo de proteína (carne, frango, peixe ou ovo, sim o ovo pode ser uma opção de proteína). Lembre-se de que, para um bom aproveitamento dos nutrientes, não se deve ingerir nenhum tipo de líquido durante ou logo após as grandes refeições.

Não esqueça de beber água entre as refeições. Uma boa hidratação é essencial!

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