Dietas

22/05/2015 12:43 - Atualizado em 15/11/2016 02:16

Suco, néctar ou refresco, qual a melhor opção?

Nutricionista esclarece as principais diferenças na composição dessas bebidas para que você possa avaliar na hora de escolher.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Vivemos em função do tempo. A correria da vida urbana impõe hábitos nada saudáveis – ingerimos alimentos processados e, muitas vezes, só engolimos rapidamente, sem saboreá-los. Muitas informações chegam aos consumidores que embutidos, enlatados, refrigerantes devem ser substituídos por alimentos e sucos naturais.

A palavra “suco” é usada popularmente para se referir a todas as bebidas feitas a partir da fruta, mas o que poucas pessoas sabem é que existem diferentes tipos de produtos dentro dessa categoria.

Diferenças entre suco integral, néctar e refresco

“A bebida, para ser classificada como suco integral, deve ser 100% da fruta e não pode de forma alguma, conter corantes ou aromatizantes artificiais. Porém, em casos em que a consistência da fruta é mais encorpada, é aceitável uma diluição com água para facilitar a ingestão. É importante que as pessoas saibam que a legislação só estabelece a quantidade de açúcar permitida para os sucos adoçados, eles devem ter no máximo 10% do total de peso; os demais produtos como néctar e refresco podem adicionar quaisquer quantidades de açúcar”, explica a nutricionista Maristela Bassi Strufaldi sobre as principais diferenças.

“Já o néctar, é uma bebida que pode conter açúcar ou adoçante, corantes, conservantes e outros aditivos conforme a escolha do fabricante. Possuem de 20% a 30% de polpa de fruta”, acrescenta a nutricionista.

“Os refrescos são preparações a partir da diluição do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origemem água potável. Também podem conter açúcar refinado ou adoçantes, conservantes, aromatizantes, corantes, contando com apenas 10% da fruta”, destaca Maristela.

Qual é a escolha mais saudável?

Dentre as três versões, a mais saudável é o suco por não conter aditivos e apresentar menor teor de sódio. Contudo, sucos com alta concentração de frutas (laranja e uva, por exemplo), devem ser consumidos com moderação principalmente por pessoas com diabetes, devido à alta taxa de frutose (açúcar natural existente na fruta), ocasionando aumento na glicemia.

“Sempre será melhor consumir a fruta in natura, por fornecer fibras e proporcionar absorção mais gradativa da frutose, e sempre que possível, ingerir sucos menos concentrados e sem adição de açúcar refinado, como os de limão, maracujá, abacaxi, caju, melão, entre outros”, sugere a nutricionista.

Versões com alta taxa de sódio mais frequentes nos néctares e refrescos causam retenção hídrica, trazendo como consequência aumento da pressão arterial. Ingerir suco implica eliminar uma etapa “pesada” do aparelho digestivo, que consiste em extrair o líquido das fibras, oferecendo ao organismo os nutrientes de que ele mais necessita.

Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, não há necessidade exagerar na quantidade de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários é suficiente para a desintoxicação do organismo.

Os sucos naturais representam importantes fontes de vitaminas, sais minerais e fibras alimentares. Sabendo disso, especialistas ressaltam a importância de fornecê-los às crianças desde antes do primeiro ano de vida, para que elas se acostumem com os sabores das frutas, passando a preferi-los em lugar dos refrigerantes.

Leia sempre o rótulo

O Ministério da Agricultura Brasileiro obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco. Os sucos têm a indicação de 100% fruta ou “integrais”, enquanto que para as bebidas com menor porcentagem de fruta são denominados como néctar e refresco, seguido pelo sabor da fruta, por exemplo, “Néctar de uva”.

Outro ponto importante dos rótulos é a lista de ingredientes; eles aparecem em ordem decrescente, ou seja, os primeiros são aqueles presentes em maior quantidade no produto. Por isso, fique atento aos produtos em que o açúcar aparece entre os primeiros ingredientes. Dê prioridade para aqueles em que a fruta aparece logo no início da lista.

Depois de todas essas informações, jamais esqueça que o melhor líquido para “matar” a sua sede e hidratá-lo da forma mais saudável é a água.

Confira outras dicas de Alimentação Saudável e inclua nos seus hábitos!

Para você: Receitas Saudáveis do Vivo Mais Saudável

TAGS
suco integral
néctar da fruta
refresco é saudável
suco integral é saudável
suco mais saudável
composição sucos
sucos do mercado
alimentação saudável
dicas alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também