Dietas

15/08/2015 08:06 - Atualizado em 29/11/2016 08:33

Será que funciona? Emagreça com a dieta do alho

O alho possui propriedades que ajudam na perda de peso e melhoram a saúde em geral.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando o objetivo é perder peso, vale apostar naqueles alimentos que aceleram o metabolismo e possuem propriedades que ajudam o corpo a queimar calorias. Uma das novidades é a dieta do alho, que aproveita os efeitos diuréticos, expectorantes e estimulantes da planta para chegar no corpo ideal.

O alho ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, possuindo propriedades antioxidantes que protegem o organismo contra vírus e bactérias. Porém, vale lembrar que toda dieta deve ser acompanhada por um nutricionista para garantir os benefícios sem prejudicar a saúde.

dieta do alho mulher segurando dentes de alho

Como funciona a dieta do alho

Existem três opção de dieta do alho que são seguidas em busca da perda de peso. A primeira indica preparar à noite um dente grande de alho picado e deixá-lo repousar dentro de uma xícara com leite até o dia seguinte. De manhã e em jejum, é só beber a mistura. O leite ajuda a eliminar ou pelo menos diminuir o mau hálito causado pelo alho.

Outra opção é, em jejum, comer um dente de alho descascado com um copo de leite, como se fosse uma cápsula. Pode-se trocar o leite pela água. Em seguida, é preciso mastigar algumas folhas de salsa para diminuir o cheiro forte do alho.

A terceira dieta do alho, e uma das mais famosas, é beber antes das principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) uma bebida de alho preparada com aguardente. Isso deve ser feito durante 12 dias, alternando a quantidade a cada refeição.

Para fazer a bebida, é preciso esmagar 350 gramas de alho e misturar com 250 mililitros de álcool de cereais ou pinga, deixando na geladeira por dez dias. Depois, é necessário filtrar e deixar repousar por mais dois dias. Após isso, a mistura está pronta para ser tomada em gotas junto com água ou leite.

No primeiro dia dessa dieta, é indicado tomar uma gota no café da manhã, duas gotas no almoço e três no jantar. Do segundo até o sexto dia, aumenta-se uma gota por refeição até chegar ao jantar do dia 6 com 18 gotas.

Do sétimo até o 12º dia, vai-se diminuindo uma gota por refeição, começando-se o dia 7 com 17 gotas até se chegar ao almoço do dia 12 com apenas 1 gota. No jantar do mesmo dia, finaliza-se o processo com 25 gotas da bebida de alho.

dieta do alho

Cuidados para seguir a dieta do alho

Vale lembrar que opções como a dieta do alho não funcionam sozinhas. É preciso fazer um controle total da alimentação para que os objetivos sejam alcançados. Por mais que o alimento contenha propriedades que ajudam no emagrecimento, a dieta não garante resultados.

Segundo a Nutricionista Caroline Luize Welter, essa é uma dieta popular e não existe nenhum estudo científico que comprove os benefícios à saúde, ou se ela realmente interfere na perda de peso. Para conseguir resultados definitivos na balança sem prejudicar a saúde, é preciso fazer uma reeducação alimentar e adotar outros hábitos, como a prática de exercícios regulares.

Por isso, é importante procurar um nutricionista antes de começar qualquer dieta, pois o profissional fará um acompanhamento adequado e indicará o melhor para você, de acordo com as suas características e objetivos.

“Além de ser fundamental para pessoas que buscam uma reeducação alimentar, é importante entender que o acompanhamento nutricional é imprescindível para a prevenção e o tratamento de doenças”, finaliza Caroline.

Você recorreria a essas soluções para perder peso? Já tentou algo parecido? Compartilhe sua experiência nos comentários! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de como emagrecer com saúde.

TAGS
benefícios do alho
dieta da moda
emagrecer
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ