Dietas

18/09/2015 08:16 - Atualizado em 07/11/2016 12:41

Sem exageros, granola emagrece e limpa o organismo

Ela dá sensação de saciedade e melhora o funcionamento do aparelho digestivo.

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Redação

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Você acha que a granola emagrece, ou será que ela pode estar associada ao aumento de peso? Apesar de causar dúvidas, os cereais trazem uma série de benefícios para o o organismo, ajudando a prevenir doenças e proporcionando mais saúde.

Se você curte consumir granola com frutas e iogurtes, adicionando um sabor extra até mesmo nas receitas mais simples, continue de olho neste artigo. Descubra a seguir como usar os cereais de maneira saudável no seu cardápio diário.

granola emagrece tigela de granola

Conheça os benefícios da granola

A nutricionista Cleunir Maximilya Luchini explica que a granola normalmente é composta por frutas secas, grãos, sementes, castanhas e mel. Os ingredientes variam conforme o fabricante. Algumas opções contêm açúcar, chocolate ou flocos de arroz, por exemplo.

"Esses ingredientes são ótima fonte de vitaminas e sais mineiras, como as vitaminas do complexo B, vitaminas A e C e minerais como ferro e zinco", comenta a profissional. Também são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam na redução da absorção de gordura pelo intestino, promovem melhor funcionamento intestinal e ainda ajudam na saciedade.

Outros benefícios que podem ser citados são o controle dos índices de açúcar no sangue, a melhora da energia, oferecendo mais disposição para o dia a dia, e até mesmo a prevenção do envelhecimento precoce, devido ao selênio e ao zinco presentes na granola.

Segundo a nutricionista, o composto pode ser consumido no café da manhã, principalmente para quem acorda com muita fome, ou, então, nos lanches da manhã e da tarde. Em geral, as granolas vêm com castanhas, amendoim e mel, por isso é bom não exagerar na quantidade. Em média, meia xícara é o suficiente para complementar o desjejum.

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Mas granola emagrece ou engorda, então?

Cleunir explica que, para auxiliar na perda de peso, a granola deve ser utilizada para aumentar a saciedade e, por consequência, comer apenas o que o corpo necessita, sem exagerar. Por ser seca e durinha, ela exige que a pessoa mastigue mais. "Além disso, é adocicada, o que pode matar a vontade de doces nos lanches", completa a especialista. 

A nutricionista alerta para a importância de sempre medir a quantidade a ser consumida para que não haja exageros. Evite despejar granola diretamente do pacote em cima das frutas. "Jamais 'petisque' granola direto do pote. Ela não é um alimento indicado para lanchar", alerta Cleunir.

Evite as variedades que contenham açúcar branco, açúcar mascavo, mel ou melado no início dos ingredientes, pois essas terão excesso de carboidratos simples, que prejudicam a saúde. Opte por produtos naturais livres de açúcar.

"Os ingredientes são colocados no rótulo pela quantidade presente no produto, em ordem decrescente: os que ficam no início da lista são os que tem mais no produto, os do final são os que tem menos", orienta.

Quais receitas você acha que ficam mais saborosas com a presença da granola? Deixe seu comentário e opine sobre os benefícios de uma alimentação natural! E não esqueça de continuar de olho nas dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

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