Dietas

24/06/2015 11:18 - Atualizado em 01/12/2016 06:26

Salada no pote é opção de maior conservação

A salada no pote deve ser transportada com um pano de prato enrolado para evitar acidentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A salada no pote é a novidade culinária do momento. Misturando ingredientes saudáveis e importantes para o seu bem-estar, a receita envolve a elaboração de um alimento fácil de conservar e em uma versão que permite o controle das porções necessárias para o dia a dia. 

Veja a seguir como prepará-la e descubra também quais são os cuidados essenciais na armazenagem que vão ajudar a manter sua salada fresquinha por mais tempo.

Razões para experimentar

Natural, a salada no pote ajuda a controlar a porção ideal para o consumo, é melhor conservada, impede o contato direto do alimento e não tem cheiro desagradável.

Além disso, permite estimular o hábito saudável do consumo de verduras, folhas e legumes, através das escolhas dos seus alimentos preferidos.

salada no pote

Como preparar a sua salada no pote

Para começar, separe todos os ingredientes que serão utilizados. Certifique-se de fazer camadas apertadas, para que o ar não prejudique o frescor da salada no pote.

Ao aproveitar a sua refeição, lembre-se de chacoalhar o vasilhame. Essa atitude garante que todos os ingredientes fiquem perfeitamente mesclados. Se preferir, deixe os alimentos dispostos em camadas.

Com o pote aberto e higienizado, coloque três colheres de molho. Ele pode ser pronto ou preparado em casa. Em seguida, acrescente os ingredientes que não conseguem absorver o molho. Cenoura, tomate e grão-de-bico são ótimas dicas.

Na finalização, adicione legumes e tubérculos. A última camada é a de folhas, que criam uma espécie de proteção contra a umidade. Feche o pote e leve para a geladeira.

Cuidados com a salada no pote

Higienização da salada

A limpeza é essencial para o consumo seguro dos alimentos. Para limpar corretamente os ingredientes da sua salada no pote, coloque uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%) e um litro de água em uma vasilha. Junte todos alimentos in natura que serão utilizados e deixe de molho por aproximadamente 30 minutos. Após o fim desse período, lave todos em água corrente.

O recipiente adequado

Escolha um pote de vidro com a tampa grande. Ela facilita a colocação dos ingredientes da salada no pote. Além disso, se você decidir saborear a delícia diretamente no vasilhame, o uso de talheres é facilitado.

Atenção à vedação

Dê preferência para produtos que durem por mais tempo. Na hora de fechar, faça força e tente vedar o máximo possível.

Escolha saudável

O vidro é a escolha correta. Ele não contém BPA, o bisfenol-A, composto encontrado em potes plásticos considerado prejudicial à saúde.

Como limpar

Lave o vidro com água quente. Antes de utilizar, utilize detergente e jogue uma boa quantidade de água quente. Feche o pote e mexa por 30 segundos. Retire a água e higienize até que todo o produto seja removido.

Como transportar

Para transportar a salada no pote para o trabalho ou festas, enrole em um pano de prato. Assim você, evita que o vasilhame se quebre no caminho.

Que tal incorporar a salada no pote à sua alimentação? Deixe um comentário! E se mantenha por dentro das novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saladas
alimentação saudável
receitas
como preparar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ