Dietas

29/11/2015 11:35 - Atualizado em 23/11/2016 11:42

Saiba como consumir a chia no seu cardápio

Bastam algumas colheres por dia para aproveitar os benefícios da semente.

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Redação

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A chia é considerada um superalimento, devido à grande concentração de vários nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo. A sementinha possui cinco vezes mais cálcio que o leite, duas vezes mais potássio que a banana e duas vezes mais proteína que qualquer outro grão. Saiba como consumir a chia de maneira saudável.

Principais benefícios da chia

Por ser muito versátil, a chia pode ser facilmente incluída na dieta: basta adicionar algumas colheres da semente aos alimentos. Seja nas frutas, no iogurte ou até mesmo em bolos e molhos, ela não altera o sabor e ainda potencializa o valor nutricional de qualquer refeição.

Consumir a chia é um ótimo complemento para a alimentação diária, pois ela é rica em fibras, proteínas, antioxidantes, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro e zinco, além de conter ômega 3 e traços de boro, um mineral que ajuda na transferência de cálcio para os ossos. Também é fonte das vitaminas A e do complexo B.

como consumir a chia: duas colher de sopa por dia

Ela ainda é famosa por ajudar no processo de emagrecimento, e com razão. A semente proporciona sensação de saciedade por mais tempo, pois suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. Esse efeito aumenta a dilatação do estômago, favorecendo a sensação de estômago cheio e, consequentemente, diminuindo o consumo de alimentos.

Além disso, consumir a chia regularmente também pode ajudar a evitar a formação de gordura localizada. Após ingerir a semente, ocorre uma redução na glicemia do corpo, ou seja, não há picos de insulina no sangue. A consequente liberação lenta da glicose no organismo é responsável por evitar que a gordura se acumule, combatendo o excesso de peso.

Essa ação das fibras e o aumento do tempo de liberação da glicose no sangue ainda contribuem para a prevenção do diabetes tipo 2. Devido à presença de ômega 3, doenças como infarto, derrame e hipertensão também são prevenidas.

Outros benefícios percebidos são:

- Redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL)

- Auxílio na desintoxicação do fígado

- Menor formação de radicais livres

- Proteção das ligações cognitivas no cérebro

- Melhora do aspecto da pele e dos cabelos

- Fortalecimento da imunidade do organismo.

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Como consumir a chia de forma saudável

Consumir a chia é rápido e fácil, pois praticamente todos os alimentos podem ser misturados à semente. Por ter um sabor muito sutil, ela não altera o gosto das receitas, mas, por outro lado, melhora muito o perfil de nutrientes da dieta. Como ela é calórica, o mais recomendado é ingerir 25 gramas por dia, aproximadamente duas colheres de sopa.

A chia pode ser adicionada até mesmo na água que você vai beber, ou em qualquer outra bebida, como café, chás, sucos e vitaminas. Quando se misturam as sementes com um líquido, é indicado mexer bem e deixar assentar por apenas um ou dois minutos. Deixar mais que isso pode fazer a mistura começar a virar gel.

As sementes também podem ser adicionadas a saladas, frutas ou iogurtes, basta polvilhá-las por cima. Ainda, é possível acrescentá-las à preparação de vários alimentos, como bolos, pães, panquecas e até mesmo pudins.

Uma das maneiras mais comuns de consumir a chia é transformá-la em gel. Como ela absorve grandes quantidades de líquido muito rapidamente, em cerca de dez minutos já atinge a absorção máxima e fica com essa consistência. O gel pode ser guardado em um pote com tampa, na geladeira, para ser consumido a qualquer hora.

Você inclui essa semente no cardápio? De que forma? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

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