Dietas

29/12/2014 03:21 - Atualizado em 07/11/2016 04:40

Saiba como administrar as calorias dos alimentos na sua dieta

Até mesmo a tecnologia é aliada na hora de estabelecer um controle sobre as calorias dos alimentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As mulheres que vivem de dieta conhecem bem as calorias e tentam fugir dos exageros na hora de se alimentar. É que elas representam a energia que o alimento traz para o corpo humano, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da quantidade ingerida e dos seus objetivos. Confira a seguir algumas formas de controlar as calorias dos alimentos com dicas fáceis para o dia a dia.

calorias dos alimentos

O que são as calorias?

As calorias representam a quantidade de energia que o alimento consumido traz para o corpo humano. Nela, estão inclusos os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Quando não é gasta inteiramente, a energia se torna gordurinhas que ficam em sua barriga, culote, pernas, braços e bumbum. Nada agradável, não é mesmo?

As calorias dos alimentos estão diretamente relacionadas com o aumento de peso. Isso acontece porque cada indivíduo gasta uma quantidade de calorias diárias para viver e fazer as suas atividades. Quando elas ultrapassam e muito essa contagem, a energia é guardada e o ganho de peso aparece.

Como administrar as calorias dos alimentos

Algumas dicas simples podem fazer você melhorar a sua autoestima e conquistar um corpo mais bonito. Confira algumas forma de controlar as calorias dos alimentos:

Coma bem

Não adianta fugir. Você necessita comer carboidratos, proteínas e goduras em todas as suas refeições. Elas ajudam o seu corpo a funcionar bem, trazendo energia e disposição para enfrentar o dia.

Estabeleça o limite

Cada pessoa tem uma quantidade em média de calorias para consumir ao longo do dia. Confira a lista:

- Homem (25 aos 60 anos): 3.000 calorias por dia

- Mulher (25 aos 60 anos): 2.200 calorias por dia

- Idoso entre 60 e 70 anos: 2.200 calorias

- Idoso com mais de 70 anos: 1.800 calorias.

Sabendo as quantidades médias, calcule quais alimentos você irá consumir no dia seguinte. Assim, você controla melhor a sua alimentação e consegue ver se a redução de alimentos irá causar uma diferença na balança.

Faça exercícios

Tão importante quanto controlar as calorias dos alimentos, fazer exercícios ajuda você a gastar calorias e ficar com o corpo definido. Para conquistar a aparência mais sequinha, aposte nas saladas, proteínas em todas as refeições e também em carboidratos integrais, como o arroz e muita água.

Não fique neurótica

Após seis dias comendo bem e de forma saudável, se permita. Comer algumas besteiras de vez em quando não faz mal, desde que você tenha uma dieta balanceada e a saúde em dia. Na hora de escolher, esqueça das calorias e se jogue nos alimentos que você mais gosta. Para não se sentir culpada, depois vá para a academia ou caminhe ao ar livre.

Aplicativo controla calorias dos alimentos

Disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, o aplicativo MyFitnessPal ajuda a acompanhar as calorias dos alimentos consumidos. Através dele, você pode fazer uma lista de todos os alimentos que você ingeriu durante o dia, facilitando na hora de calcular. O aplicativo é interativo e permite que você adicione os seus amigos do Facebook.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
calorias
perda de peso
nutrição
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ