Dietas

23/12/2015 10:00 - Atualizado em 23/11/2016 06:02

Resista às tentações e saiba como perder peso no verão

É possível manter o peso apesar das férias, das festas e das viagens típicas da estação.

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Redação

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Se você suou durante o inverno para chegar no verão com tudo em cima, ou então não conseguiu secar todas as gordurinhas que queria até a chegada da estação mais quente, é bom saber como resistir às tentações. Tanto para manter como perder peso, ter controle é fundamental.

Por mais que o verão traga férias e festas repletas de comilança e guloseimas, a estação torna o emagrecimento até mesmo mais fácil, não dando tanto trabalho quanto no inverno para perder os quilinhos a mais.

como perder peso - mulher com salada e fita métrica

Saiba como perder peso no verão

Com as férias, fica fácil sair da rotina e cometer alguns deslizes durante as refeições, dificultando a tarefa de perder peso. Na praia, lanches rápidos e comidas tentadoras estão sempre presentes, sem falar na cerveja ou na caipirinha. As bebidas alcoólicas estão entre os principais vilões, pois são muito calóricas e contribuem para os impulsos alimentares.

A dica é moderar nas doses. No caso da caipirinha, por exemplo, é possível trocar o açúcar pelo adoçante. Para a cerveja, vale tentar limitar-se a duas latinhas para os homens e a uma para as mulheres, lembrando que cada porção corresponde a um pão francês, ou seja, 150 calorias.

Para resistir às tentações e evitar os excessos, é importante fazer pequenos lanches entre as refeições principais e se alimentar a cada três horas. Frutas in natura ou secas, barras de cereal e castanhas são boas opções de alimentos entre o café da manhã, o almoço e a janta.

Para aquelas escapadas impossíveis de evitar, a dica é compensar na próxima refeição, diminuindo o valor calórico e desintoxicando o organismo.

Além disso, aproveite que os dias são mais longos e a temperatura é propícia para atividades ao ar livre. Pratique exercícios como caminhar, correr e pedalar. Assim, fica mais fácil gastar aquelas calorias que são consumidas a mais, seja para manter ou para perder peso no verão.

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Aproveite a estação para ficar em forma

Apesar de o verão trazer as tentações das festas de fim de ano, das férias e das viagens, a estação também tem suas vantagens para perder peso e manter a forma.

Em dias quentes, é comum a rejeição a alimentos muito gordurosos e de difícil digestão. Segundo Camila Landecker, nutricionista funcional, isso acontece porque há alterações fisiológicas no corpo, como a desaceleração do organismo e o aumento da temperatura corporal. Isso contribui para optar por uma alimentação mais natural, que é menos calórica e auxilia no processo de perda de peso.

Camila lembra que também é importante aumentar a ingestão de líquidos. “Beber bastante água, água de coco e sucos naturais para manter o corpo hidratado é fundamental no verão. É importante ainda optar por cereais integrais, carnes brancas, legumes, verduras e, como sobremesa, frutas variadas para tornar a alimentação mais leve e de fácil digestão”, indica a nutricionista.

Para potencializar os resultados, a prática de exercícios físicos não pode ficar de fora, com cuidados redobrados no verão. Entre os principais alertas estão não praticar atividades em jejum, realizar as grandes refeições cerca de quatro horas antes do treino e as pequenas refeições ou lanches cerca de uma hora antes. A reposição de líquidos também deve ser constante.

Viu como perder peso não precisa ser uma tortura? Deixe um comentário e conte para nós qual a sua estratégia para o #projetoverão! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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