Dietas

20/07/2014 11:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:48

Refrigerante zero engorda: descubra o que é mito e o que é verdade

Refrigerante zero engorda quando consumido em excesso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Refrigerante zero engorda? Essa é uma das dúvidas mais comuns dequem gosta desse tipo de bebida e pretende emagrecer ou manter o peso atual. Mas esse não é o único questionamento. Por isso, vamos descobrir o que é mito e o que é verdade nessa história.

Não é mito: o refrigerante zero engorda

É isto mesmo: o refrigerante zero engorda, sim, quando consumido em excesso. Se você pretende perder peso, entrar em forma ou mesmo manter o físico atual, o mais recomendado é que não se beba qualquer tipo de refrigerante.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Em todas as suas composições, esse tipo de bebida possui componentes que não são tão saudáveis quanto líquidos naturais, como água e suco. Um dos motivos é que, por não conter açúcar, o refrigerante zero contém uma quantidade maior de sódio, que em excesso colabora para a retenção de líquidos.

Mito: diabéticos não podem ingeri-lo

Pessoas que têm diabetes podem tomar tanto o refrigerante diet quanto o zero - ambos são desprovidos de açúcar.

Verdade: sódio em maior quantidade 

Se por um lado o refrigerante zero é conhecido por não ter alguns nutrientes e nada de açúcar, o sódio vem em quantidades maiores. 

Entre algumas complicações que o sódio em exagero pode causar, estão a hipertensão, retenção de líquidos e problemas renais. É justamente a retenção de líquidos que pode reforçar a tese de que o refrigerante zero engorda.

Mito: refrigerante de cola provoca câncer?

Quando a Coca-Cola Zero surgiu no mercado, pipocaram informações divulgando que a bebida poderia causar câncer. Havia, inclusive, depoimentos de médicos fictícios que reforçavam a informação. Mas, ao final, era apenas um boato que, mais recentemente, vem servindo apenas para espalhar alguns vírus de computador. 

Porém, toda mentira tem um pedacinho de verdade junto dela. A história que originou a lenda é a seguinte: estudos feitos ainda na década de 70, realizados com ratos, indicavam que o ciclanato de sódio contido no refrigerante, se digerido em abundância, poderia causar tumores nas bexigas dos animais.

Entretanto nenhuma outra pesquisa confirmou o resultado. Por precaução, desde então, é proibido o ciclanato de sódio nos produtos dos Estados Unidos. Contudo, aqui no Brasil e em outros 50 países, ele é liberado.

Se refrigerante zero engorda, evite exageros

Tudo em exagero faz mal. E os refrigerantes zero não são uma exceção. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ciclanato de sódio contido nos refrigerantes zero vira cicloexilamina ao chegar no intestino, que pode causar problemas de saúde que variam entre o consumidores. Mas isto apenas se digerido em excesso. Então, se o refrigerante zero engorda, vá com calma na sua ingestão.

Busque informações

Na hora de consumir refrigerantes zero, a dica é sempre checar as informações nutricionais do produto. Veja o nível do sódio, do adoçante e a receita inteira. E a partir dessas informações, analise se é viável a digestão do mesmo. Com essa checagem, será possível evitar o fato de ele engordar e até mesmo evitar os demais malefícios.

Agora você sabe que o refrigerante zero engorda se consumido em excesso, que diabéticos podem beber tanto a versão zero quanto a diet, que um dos perigos do refrigerante zero é o sódio e que a bebida não causa câncer. Então pode curtir o refrigerante sem se preocupar com os mitos em torno dele.

Você toma muita coca-cola? Quais são os outros líquidos que você ingere durante o seu dia?

TAGS
refrigerante faz mal
celulite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ