Dietas

03/03/2015 08:12 - Atualizado em 01/11/2016 03:38

Refrigerante e guloseimas: Dieta de Warren Buffett é controversa

Warren Buffett, um dos investidores mais ricos do mundo, toma cinco latas de refrigerante por dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O terceiro homem mais rico do mundo e CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, divulgou sua dieta para manter a energia e a disposição. Com 84 anos, o investidor consome guloseimas e refrigerantes em excesso, alimentando-se como uma criança. Ele considera a dieta estratégica, mas a alimentação desequilibrada pode trazer prejuízos para a saúde.

warren buffett

Dieta de Warren Buffett

Os principais alimentos consumidos por Warren Buffett são industrializados, ricos em aditivos químicos que não fazem bem para a saúde. Salgadinhos, sorvete no café da manhã e pelo menos cinco latas de refrigerante de cola por dia são alguns exemplos de como é o cardápio diário do investidor.

Buffett justifica sua alimentação como uma decisão estratégica para se manter saudável, não acreditando que os teores elevados de açúcar e sal possam fazer o contrário. A dieta do financista é baseada na taxa de mortalidade de crianças de seis anos, que é considerada a mais baixa. A partir disso, ele decidiu se alimentar tal qual uma criança.

Para a nutricionista funcional Marcela Reis, a decisão é simplesmente absurda. "É uma dieta totalmente errada. Um menino de seis anos não deve ter esse tipo de alimentação."

A profissional acrescenta que uma lata de refrigerante equivale a três colheres de sopa de açúcar e pode estimular a obesidade. Além disso, "o refrigerante é rico em ácido fosfórico, que impede a absorção do cálcio e estimula a saída dessa substância da massa óssea e dos dentes".

Perigos da alimentação de Warren Buffett

Além de bizarra, a alimentação de Warren Buffett também pode ser muito perigosa para a saúde. Nos últimos anos, cada vez mais crianças desenvolvem doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e vários outros problemas. Isso demonstra que a dieta da maioria das crianças está totalmente desequilibrada, e talvez não seja uma boa estratégia segui-la.

O consumo excessivo de alimentos industrializados ricos em açúcar, sódio e gorduras, os principais na dieta de Warren Buffett, prejudicam o organismo e causam graves doenças. Para garantir o sabor, a praticidade e a durabilidade desses produtos, os fabricantes utilizam milhares de aditivos químicos, trazendo riscos para quem os consome com frequência.

Ingerir quantidades elevadas de sódio provoca alterações na pressão sanguínea, causando problemas como a hipertensão. Já as gorduras aumentam os níveis de LDL, promovendo o acúmulo do colesterol ruim nas paredes das artérias - a chamada aterosclerose, que aumenta os riscos de doenças cardíacas e neurológicas.

O açúcar, presente nos refrigerantes e em outros produtos consumidos diariamente por Warren Buffett, é rico em calorias e pobre em nutrientes. Com isso, pode causar uma série de problemas relacionados à obesidade, que já é considerada uma questão de saúde pública devido à grande quantidade de pessoas que são atingidas pela doença.

Quando se consome muito açúcar, pode ocorrer uma deficiência na produção de insulina e no controle dos níveis de glicose no sangue, causando diabetes tipo 2. Além disso, também aumenta o nível de triglicérides, que podem obstruir as artérias e desenvolver doenças cardiovasculares.

A dieta de uma pessoa deve conter todos os grupos de alimentos, oferecendo as vitaminas e os nutrientes necessários para manter o bom funcionamento do organismo. Para um cardápio saudável e equilibrado, os alimentos industrializados não podem ser consumidos em excesso. A preferência deve ser por opções naturais.

Além disso, é indicado não seguir nenhuma dieta ou restrição alimentar sem a recomendação de um profissional da saúde.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
refrigerante
guloseimas
energia
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ