Dietas

29/03/2015 09:20 - Atualizado em 30/11/2016 08:01

Refrigerante diet engorda? Conheça os perigos da bebida

Apesar de não conter açúcar, o refrigerante diet também contribui para problemas de saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os refrigerantes, por serem bebidas com muito açúcar e nenhum nutriente, são altamente calóricos e contribuem para o ganho de peso. Tentando diminuir os efeitos desses problemas, foi criado o refrigerante diet, com calorias reduzidas e sem adição de açúcar. Porém, isso não elimina totalmente os malefícios da bebida, e surge a dúvida: refrigerante diet engorda?

Afinal, refrigerante diet engorda?

Apesar de não conter açúcar e ter a adição de adoçantes artificiais, o refrigerante diet engorda porque é rico em sódio e outras substâncias nocivas. Sua composição possui ingredientes artificiais como acidulantes e corantes, que não são indicados para consumo em excesso.

refrigerante diet engorda

Além disso, também contém cafeína, que, mesmo sendo estimulante e tendo ação diurética, pode causar hipertensão e taquicardia quando consumida em altas quantidades. Ainda, há a adição de ácido fosfórico, substância que pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, contribuindo para o desenvolvimento de problemas como osteoporose.

Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, a maior ingestão de refrigerante diet engorda, pois ele está ligado ao aumento da gordura abdominal em adultos com 65 anos de idade ou mais.

Os resultados do estudo mostraram que a circunferência da cintura entre os consumidores de refrigerante diet ficou quase três vezes maior que a de pessoas que não consumiram a bebida, ao longo de um período de nove anos.

Com isso, foi comprovado que o consumo de refrigerante diet engorda, causa o aumento da gordura abdominal e de riscos cardiometabólicos em adultos mais velhos.

Para quem é indicado o refrigerante diet?

O consumo de refrigerante ou qualquer outro alimento na versão diet é indicado para pessoas que estejam reduzindo a quantidade de calorias na alimentação ou que sejam diabéticas. No caso do diabetes, é possível consumir refrigerantes diet, light ou zero sem alterar o valor da glicemia, pois os produtos utilizam adoçantes artificiais em sua composição.

No entanto, mesmo a versão diet pode trazer complicações tanto para pessoas saudáveis quanto para diabéticos. O refrigerante diet engorda quando consumido em grande quantidade e de forma frequente, além de causar outras doenças e diminuir a qualidade de vida.

Em geral, nenhum refrigerante traz benéficos para a saúde. Por possuírem poucos componentes naturais nas suas fórmulas, eles se tornam misturas de ácidos, corantes e aromatizantes. O ideal é que o consumo dessas bebidas seja evitado, ou pelo menos reduzido ao mínimo possível.

Não consumir em excesso é a principal dica, além de ter uma alimentação saudável e não substituir alimentos que fornecem vitaminas e minerais ao corpo por refrigerantes, que não trazem benefícios ao organismo. Sempre que possível, opte por sucos de frutas com baixas calorias, água de coco e chás.

Gostou das dicas para sua dieta? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem açúcar
emagrecimento
refrigerante
sódio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ