Dietas

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 01/12/2016 12:27

Prato pesado: Veja dicas de dieta para quem come fora

Dieta para quem come fora de casa precisa ser regrada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Adotar uma alimentação saudável geralmente é trabalhoso. Implica na preparação cuidadosa das refeições, com ingredientes e técnicas de preparo saudável. Mas existe dieta para quem come fora? A maioria dos trabalhadores não têm o privilégio de poder preparar o seu próprio almoço, e dependendo das opções de restaurante disponíveis nos arredores do local de trabalho, manter-se na linha pode ser um desafio – seja pela falta de comidas saudáveis ou pela tentação das guloseimas disponíveis.

dieta para quem come fora
Restaurantes com opções no cardápio permitem dieta para quem come fora. Foto: Shutterstock 

Mas geralmente existe, sim, dieta para quem come fora de casa. Basta procurar bem um restaurante que tenha um bom número de opções saudáveis – se ele for um pouquinho mais longe, melhor ainda, você ainda dá uma caminhada – e seguir algumas das nossas dicas.

Confira como seguir uma dieta fora de casa:

Lanches
Leve para o trabalho algum lanche preparado em casa, como um sanduíche natural. É importante que você coma alguma coisa de três em três horas: assim, não vai chegar no almoço faminto, e resistirá mais facilmente às tentações que ele pode oferecer.

Aperitivos e saladas
Para que você não passe do limite na refeição principal, tome um prato de sopa antes e coma toda a salada. Se o restaurante é um buffet livre, no estilo self service, encha um prato somente com vegetais e deixe o resto apenas para a segunda servida. Nessa hora o seu apetite já estará menor.

Isso ou aquilo
Se você optou por massa, esqueça a batata e o arroz, que também são fontes de carboidratos. Da mesma maneira, opte por apenas uma carne, que é a fonte de proteína. Juntando isso a uma boa variedade de legumes, sua necessidade nutricional está suprida.

Cuidado com o molho
O molho costuma ser o diferencial de uma comida bem feita. Mas cuidado, pois às vezes a maior parte das calorias do seu prato pode estar nele. Se puder, evite alguns tipos de molhos – para dar sabor à refeição, opte por uma pitadinha de pimenta.

Sobremesa
Se você não abre mão de um doce depois do prato principal, esqueça as tortas, mousses e bolos. Sacie essa vontade com uma fruta.

Grelhados
Ponto para o restaurante que possuir carne grelhada em vez de frita. Se não houver essa opção, dê preferência a pratos cozidos, assados ou cozinhados no vapor. São os melhores para manter a dieta fora de casa.

Para levar
Caso não tenha conseguido comer tudo e odeia desperdício, não precisa forçar o estômago além da sua capacidade. Se o seu local de trabalho tem geladeira, pergunte ao garçom se é possível embrulhar o que restou da sua refeição.

dieta para quem come fora
Bom atendimento permite manter a dieta para quem come fora de casa. Foto: Shutterstock

Monte seu prato
Nesse momento, um restaurante com bom atendimento é um diferencial. Se os pratos são a la carte e as suas opções preferidas têm algum ingrediente ou molho que extrapola as calorias da sua dieta, não tenha vergonha e pergunte se é possível modificar esse detalhe no preparo da refeição.

Coma devagar
Escolhido o que você vai comer, desfrute da refeição com calma. Quando comemos rápido demais, nosso cérebro só vai receber a mensagem que já comemos o suficiente depois que já ultrapassamos esse limite. Então, a dica é não se apressar jamais – afinal, a comida não vai fugir.

Vivo Nutrição: Dicas semanais para manter sua alimentação saudável

Como é a sua alimentação no dia a dia? Você tem uma alimentação equilibrada e saudável? Quais comidas saudáveis você mais gosta? 

TAGS
alimentos saudáveis
menos calorias

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ