Dietas

25/06/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 04:03

Para comer sem culpa: descubra 10 alimentos que ajudam a emagrecer

Banana e salmão são alguns dos alimentos que ajudam a emagrecer.

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Redação

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Quer perder peso sem dispensar boas refeições? A comida é um dos grandes prazeres da vida, mas normalmente está envolta em culpa e frustração. O que muita gente não sabe é que existem alimentos que ajudam a emagrecer e ainda são extremamente saborosos.

Alimentos que ajudam a emagrecer: mito ou verdade?

Foto: Shutterstock

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Não é mito. Você realmente não precisa abrir mão de tudo que adora na mesa para chegar a uma dieta saudável. Isso porque há muitas comidas que, na verdade, facilitam a perda de peso – e de várias delas você deve gostar mesmo sem saber de seus benefícios.

Por isso, preparamos uma lista com dez alimentos que ajudam a emagrecer. De maneiras diferentes, como acelerando o metabolismo, as comidas abaixo podem mesmo auxiliar você a subir na balança sem medo e sem abdicar dos prazeres gastronômicos.

10 alimentos que ajudam a emagrecer

Confira abaixo na lista e adapte a sua dieta:

Aveia

Cereais integrais como a aveia têm dois principais efeitos que ajudam a emagrecer: eles são ótimos para saciar a fome – com pequenas porções, você diminui o apetite para as refeições seguintes – e são ricos em fibras, que deixam o corpo menos sensível à ação da insulina e, por isso, diminuem a estocagem de gordura no corpo. O ideal é um desjejum pela manhã repleto de cereais.

Pimenta

Por essa, você não esperava. A pimenta acelera o metabolismo, fazendo seu corpo queimar gordura mais rapidamente por meio da capsaicina, substância que também é digestiva e ativa a circulação. A pimenta vermelha, por exemplo, ainda tem duas vezes a dose diária recomendada de vitamina C, um poderoso antioxidante que livra o organismo de toxinas.

Banana

A banana libera energia para o seu corpo de forma lenta, mantendo você saciado por mais tempo. Graças aos altos níveis de potássio, também alivia a retenção de água, isso sem contar que contém zinco, que ajuda na cicatrização de feridas.

Feijão

O feijão é outro que libera a energia de forma lenta. Como ele aumenta os níveis do hormônio colecistoquinina, o alimento fica mais tempo no estômago, fazendo com que mais calorias sejam consumidas durante a digestão. O feijão é repleto de proteínas e fibras e tem baixa caloria. É um dos alimentos que ajudam a emagrecer que está todo dia no prato do brasileiro.

Folhas verdes

Inclua nas suas refeições generosas porções de folhas verdes como como couve, espinafre e alface. Elas são cheias de fibras, possuem níveis baixíssimos de calorias e ajudam o seu corpo a eliminar água. Ainda promovem a saciedade sem aquela sensação de estufamento que dá depois de uma refeição pesada e calórica.

Sopa

Se uma sopa é muito pouco para você, experimente tomar um prato antes da refeição principal. Vai ajudar a saciar a fome e assim você não vai passar do ponto. É uma ótima pedida para a janta. Mas não exagere nos ingredientes – até uma sopa pode ser bem calórica. Se vai substituir a refeição com a sopa, inclua uma fonte de proteína (carne magra), uma de carboidrato (macarrão ou arroz integral) e vitaminas e minerais (verduras e legumes).

Canela

Pra quem gosta de bolar receitas novas, experimente começar a usar uma pitada de canela como um dos ingredientes. Ela aumenta o nível de açúcar no sangue, estimulando a produção de insulina. Ou seja, quem consome canela está menos propenso a segurar o excesso de energia.

Chá Verde

O chá verde é ótimo para ajudar a liberar o excesso de líquidos, eliminando o inchaço ao redor do estômago. Também acelera o metabolismo, ajudando na queima de gordura por todo o corpo.

Salmão

Peixes são ótimas fontes de proteínas magras e ômega 3, ácido graxo que acelera o metabolismo, ajudando a queimar gordura, e tem uma série de benefícios para o cérebro.

Sardinha

Já que não dá pra comer salmão todo dia, experimente a sardinha. Também é deliciosa e rica em ômega 3. Alguns especialistas dizem que é até mais saudável do que o salmão.

Você já tinha o hábito de comer esses alimentos no seu dia-a-dia? Você tem dicas de outros alimentos que são saudáveis e não calóricos? Conte mais para gente.

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