Dietas

14/06/2016 06:00 - Atualizado em 01/12/2016 05:34

O que fazer para não "assaltar" a geladeira?

Para controlar a ansiedade, é necessário aumentar a força de concentração.

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Marcello Paiva / 30tododia

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Precisamos entender que o maior obstáculo para se vencer a ansiedade é saber controlar a imaginação. Comer chocolate em demasia, ou assaltar a geladeira para saciar a fome será apenas sensação de prazer, e não de saúde.

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A imaginação desencadeia ligações neurais, provoca desgaste fisiológico, acelera batimentos cardíacos, exige recomposição de nutrientes, como já expliquei anteriormente. O melhor modo de controlarmos a imaginação é “viver no presente imediato”, reduzindo ao máximo fantasiar com o futuro ou viajar nas lembranças.

Para conseguir isso é necessário desenvolver e aumentar a força da concentração.

Quando nos concentramos adequadamente naquilo que estamos fazendo, temos mais força mental para realizar as tarefas em que nos envolvemos e automaticamente aumentam as chances de obterem melhores resultados.

Outro ponto importante, reduzir as expectativas para um patamar aceitável, adequado, sem exageros, ajudam muito na redução dos quadros de ansiedade, pois um planejamento bem feito traz segurança e confiança naquilo que se está fazendo.

A vontade de assaltar a geladeira, comer demais, etc… ocorre com pessoas que tendem a pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, sobrecarregando o cérebro, deixando-o “inchado” e comer dá uma sensação de “parar” um pouco o ritmo mental, afinal, a pessoa vai comer algo que lhe dá prazer, mesmo o corpo não precisando de alimento naquele momento.

Lembrem-se, merecemos viver bem, com qualidade, mas para isso se tornar possível precisamos nos recondicionar mentalmente, organizar com calma as tarefas do dia e executá-las totalmente concentrados, uma da cada vez, desse modo, conseguirão reduzir os “ataques a geladeira”, pois estarão satisfeitos na realização daquilo que escolheram e irão comer nas horas certas, sem excessos.

Texto do psicólogo Paulo Gasparini, colaborador do #30tododia.

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