Dra. Flora Vieira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Rua do Catete, 311 sala 415 - Catete

Dra. Flora Vieira

Apresentação

Tem ampla experiência na área Materno-infantil e Clínica com atuação em âmbito hospitalar e ambulatorial.

O que Trata

Emagrecimento, ganho de massa magra, equilíbrio bioquímico funcional, tratamento de hipersensibilidades alimentares e doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e a síndrome metabólica.

Formação Acadêmica

Possui graduação em Nutrição pela UFRJ, mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ e especialização em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Cargos e Títulos

Nutricionista Clínica Funcional

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Dietas

20/07/2014 09:00 - Atualizado em 23/11/2016 02:04

O que comer antes e depois das atividades físicas?

Saiba como estimular melhor o seu organismo para obter resultados.

POR

Dra. Flora Vieira

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O que comer antes do treino para potencializar resultados? E depois, o que comer sem destruir todo o esforço e exercício realizados? A nutricionista Flora Vieira explica neste artigo que alimentos evitar e o que comer, de acordo com cada momento e objetivo.


1. Que alimentos priorizar antes da atividade física para potencializar o metabolismo e
e melhorar o desempenho físico e por quê?

Antes da atividade física, coma alimentos leves, ricos em carboidratos complexos (carboidratos integrais, com fibras solúveis e insolúveis) e pobres em proteínas e gorduras. Isso porque os carboidratos serão a fonte de energia para realização da atividade. Não deve ser uma refeição grande, o ideal é comer um lanche rico em carboidratos complexos, como frutas associadas a cereais integrais (Exemplo: Fruta picada com aveia em flocos). A ingestão de carboidratos complexos permitirá que os carboidratos estejam disponíveis por mais tempo, ao passo que carboidratos simples (pobres em fibras) farão pico de glicose no sangue disponibilizando por menos tempo o carboidrato como fonte de energia para a atividade. Para melhorar o desempenho físico, é possível associar algum termogênico natural para dar mais disposição e ajudar na queima de gordura corporal, algumas opções são o gengibre e o chá verde.

Calcule seu IMC e confira se está no seu peso ideal.

2. Há tipos de alimentos que devem ser evitados antes dos treinos físicos e por quê?

Evite comer proteínas e gorduras, pois sua digestão é mais lenta, o que faz com que o sangue seja desviado para o trato gastrintestinal para realizar melhor a digestão, ao invés do sangue se concentrar nos músculos que estão ativos no momento do exercício. Nestes casos, sintomas como má digestão, tonturas, náuseas e vômitos poderem aparecer durante a atividade.

Avalie seu condicionamento físico e melhores seus resultados.

3. Após a atividade física, o que comer?

Para melhor recuperação muscular, é importante que a alimentação tenha carboidratos complexos e proteínas, além de vitaminas e minerais (encontrados em frutas, legumes e verduras). Esta reposição deve ser feita em até 2 horas após o exercício, pois é o melhor momento para absorção e aproveitamento dos nutrientes. O objetivo aqui é que o músculo lesionado, durante a atividade, seja reparado de forma satisfatória.

Descbra quantas calorias você queima em cada atividade física.

4. De acordo com a meta da pessoa (queima de gordura, ganho de massa, definição muscular) é possível adequar a dieta?

Sim. Equilibrar a quantidade e qualidade dos nutrientes através dos alimentos é importante para atingir o objetivo, porém o tipo, a intensidade e a frequência da atividade física, nestes casos, são fundamentais. Lembrando que lançar mão de suplementos nutricionais é possível, mas deve ser feito com acompanhamento de um profissional habilitado. Somente de forma individualizada pode-se estabelecer uma prática alimentar adequada de acordo com o objetivo.

Calcule quantas calorias você deve consumir por dia para alcançar seu objetivo: emagrecer, engordar ou manter o peso atual.

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