Dra. Flora Vieira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Rua do Catete, 311 sala 415 - Catete

Dra. Flora Vieira

Apresentação

Tem ampla experiência na área Materno-infantil e Clínica com atuação em âmbito hospitalar e ambulatorial.

O que Trata

Emagrecimento, ganho de massa magra, equilíbrio bioquímico funcional, tratamento de hipersensibilidades alimentares e doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e a síndrome metabólica.

Formação Acadêmica

Possui graduação em Nutrição pela UFRJ, mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ e especialização em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Cargos e Títulos

Nutricionista Clínica Funcional

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Dietas

27/04/2015 06:00 - Atualizado em 25/11/2016 07:21

Nutricionista fala sobre hipertensão ou pressão alta

Metade das pessoas com pressão alta não sabe que tem e apenas 25% das que sabem aderem ao tratamento, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

POR

Dra. Flora Vieira

  • +A
  • -A

A hipertensão arterial sistêmica, chamada também de pressão alta, é uma doença silenciosa. De acordo com dados recentes da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença já atinge cerca de 30% da população brasileira, incluindo crianças e adolescentes.

A hipertensão arterial é responsável por 40% dos infartos e 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Prevenção: Hábitos alimentares saudáveis

A principal maneira de evitar esta doença é através do controle do consumo de sal e sódio.

O consumo de sal deve ser de 6g por dia ou 1 colher de chá, porém o consumo do brasileiro gira em torno de 13g por dia!

Comer fora de casa atrapalha o consumo de sal e sódio, pois nos restaurantes não é possível sabem quanto de sal foi utilizado e nem se usaram os temperos prontos ricos em sódio e em glutamato monossódico (que é neurotóxico!). É importante provar sempre a comida antes de adicionar mais sal e misturar um alimento salgado à salada é uma dica para evitar a adição de sal.

A utilização de temperos secos naturais 

É uma super dica incluir temperos como alecrim, orégano, manjerona, manjericão e outros no preparo culinário. Eles podem ser misturados ao sal de casa para fazer o chamado sal temperado, além diminuir o sal da comida, realça o sabor dos alimentos.

Precisamos nos desvencilhar do sabor extremamente salgado que os alimentos industrializados têm e nos vicia o paladar (ATENÇÃO: Sendo doce ou salgado o sabor, são utilizados conservantes à base de sódio no alimento industrializado). Prefira alimentos naturais e preparados em casa.


O sal light merece devida atenção

O sal light foi desenvolvido para pessoas com hipertensão, com reduzido teor de sódio, porém acrescido de potássio. Ele não salga tanto, sendo muitas vezes utilizado numa quantidade maior. Então, vale aqui  consciência.

Utilizar um sal de qualidade é importante, como o sal marinho, que contém pouquíssimos aditivos. O sal rosa do Himalaia também é uma opção mais pura e rico em minerais, ambos auxiliam na ação desintoxicante e imunológica.

Se você sofre de hipertensão ou tem casos próximos na família, deixe um comentário.

Acesse nosso Especial Você Mais Saudável Alimentação com dicas importantes para sua alimentação ficar cada vez mais saudável.

TAGS
consumo de sódio
consumo de sal
alimentação para hipertensos
alimentação saudável para hipertensos
pressão alta
hipertensão arterial

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ