Dietas

22/10/2014 04:49 - Atualizado em 12/10/2016 10:34

Noites mal dormidas podem favorecer ganho de peso

Ganho de peso pode não ser decorrente apenas de alimentação inadequada.

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Redação

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Nem sempre as dietas mal feitas e a falta de exercícios são os principais fatores pelos quais você não consegue perder peso. Além de manter uma vida saudável, repleta de alimentos nutritivos e pouco calóricos, você deve apostar em boas noites de sono para conquistar o corpo dos seus sonhos.

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Ganho de peso x sono

Ao dormimos, os hormônios importantes que diminuem o ganho de peso são liberados. “Quando temos um sono adequado, produzimos menos grelina, um hormônio responsável por aumentar nosso apetite, e aumentamos o nível de leptina, um hormônio que nos dá a sensação de saciedade”, explica a nutricionista Renata Rodrigues.

Assim, fugir de noites de sono ruins é essencial para o emagrecimento. “Se dormimos mal, a grelina aumenta, e consequentemente aumenta nossa fome, e baixa o hormônio do crescimento, que ajuda na quebra do tecido adiposo. Além disso, se não dormimos bem, não produzimos melatonina, que é um dos maiores antioxidantes naturais”, salienta a nutricionista.

Além de propiciar o ganho de peso, dormir mal ainda faz o organismo envelhecer mais rápido. Os radicais livres, causadores do envelhecimento que degradam as células, são a consequência.

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Como perder peso dormindo bem

Então, para combater o ganho de peso e o envelhecimento precoce, tente relaxar uma hora antes de dormir. Vale assistir um programa que você gosta ou ler um livro. Deixe de lado atividades estimulantes e cafés, inimigos do sono. Se você tiver filhos, brincadeiras com os pequenos também são uma boa opção para esse momento.

Normalmente, recomenda-se dormir oito horas por noite. Esse número não costuma ser compartilhado por todo mundo. O ideal é que você descubra quanto tempo você precisa de sono para repor todas as energias e então seguir uma rotina que respeite esse período. 

Contribuindo no combate ao ganho de peso, jantares leves e sem alimentos gordurosos podem auxiliar tanto em uma boa noite de sono quanto na dieta saudável. O ideal é apostar em pouquíssimos carboidratos, um alimento mais proteico e uma salada verde. Se quiser, você pode consumir uma fruta com iogurte e aveia.

Dicas para dormir melhor e lutar contra o ganho de peso

- Crie um horário para dormir e acordar diariamente

- Vá para cama somente no momento em que você vai dormir

- Tenha um ambiente de sono calmo e relaxante

- Não beba álcool antes de ir para a cama

- Não use remédios para dormir, apenas se forem recomendados por seu médico

- Não beba muito café, chá ou refrigerante, eles podem prejudicar o seu sono

- Faça exercícios físicos diariamente

- Jante de forma regular e nutritiva para evitar o ganho de peso

- Não pense em problemas no momento em que você deita na cama

- Priorize atividades que deixam você relaxada antes de ir dormir.

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