Dietas

21/09/2015 07:50 - Atualizado em 15/11/2016 07:09

Não acredite nas dietas milagrosas: Entenda por quê

Melhor maneira de perder peso é com reeducação alimentar e exercícios.

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Redação

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Com muita frequência, surgem dietas milagrosas ou que viram moda porque prometem perda de peso em um tempo mínimo. Cuidado! Quando se ouve falar nisso, geralmente há riscos de problemas de saúde.

Em primeiro lugar, é importante entender que, quando se fala de dieta, não existem milagres. É preciso garantir todos os nutrientes ao corpo, mesmo que o objetivo seja ficar com uns quilinhos a menos. O alerta é da nutricionista Alice Bayer Monteiro.

“Toda pessoa que diminuir a ingestão alimentar e aumentar o gasto calórico com exercícios físicos vai emagrecer. O problema das dietas milagrosas é que são muito radicais para que a perda de peso seja rápida e, na maioria das vezes, cortam nutrientes importantes do cardápio”, reforça a especialista.

mulher com salada acredita em dietas milagrosas

Dietas milagrosas são ilusórias

A nutricionista salienta que essa forma de tentar perder peso ganha força especialmente no segundo semestre do ano, quando o verão se aproxima e as pessoas querem entrar em forma o mais rápido possível.

“Querem perder rápido o peso que passaram meses ganhando. Fazer dietas radicais é difícil, não se consegue por muito tempo. O corpo não aguenta e ‘pede comida’ porque entra num sistema de alerta, pois está faltando energia. Até se perde bastante peso no começo, mas depois o corpo reduz o gasto calórico”, explica Alice.

Essa redução do metabolismo faz com que haja cada vez mais dificuldade de emagrecer. De acordo com Alice, as pessoas que têm facilidade de perder peso são aquelas que comem por necessidade, apenas quando estão com fome. Quando se melhora a escolha dos alimentos e é feito um ajuste das quantidades, ocorre o emagrecimento.

Só que muitas pessoas têm uma relação errada com a comida, estabelecendo um sistema de recompensa. "Comem porque estão tristes, cansadas ou estressadas. Merecem comer porque trabalharam de mais, porque estão felizes e por aí vai. Sempre que comemos por outro motivo que não seja necessidade fisiológica, haverá ganho de peso", alerta Alice.

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O cardápio muito restritivo das dietas milagrosas é outro perigo. Se ele não estiver adequado em vitaminas e minerais, por exemplo, com o tempo a pessoa desenvolverá deficiência desses nutrientes.

Os sintomas da carência de nutrientes costumam envolver irritação, enfraquecimento da pele, do cabelo e das unhas, dor e fraqueza muscular, cegueira noturna, alterações no funcionamento da tireoide, anemia, alterações intestinais, renais e cardíacas e paralisia.

dietas milagrosas cereais

Dietas milagrosas cortam itens importantes

Também é comum que dietas da moda cortem gordura ou carboidrato. “Diminuir a quantidade desses macronutrientes e escolher bons tipos desses alimentos, como cereais integrais e gorduras insaturadas, é ótimo e isso deve ser feito sempre. Porém, excluí-los da dieta também traz riscos à saúde”, comenta a nutricionista.

Carboidratos fornecem energia ao corpo e ao cérebro e é preciso fornecê-la de forma gradual e lenta. Isso é obtido com a ingestão dos cereais integrais. A gordura tem papel de proteção do corpo, regulação térmica no frio e absorção de algumas vitaminas.

O que faz emagrecer com saúde é a reeducação alimentar. Preocupar-se com qualidade da dieta e praticar atividades físicas é a chave para viver com saúde. “É preciso ingerir todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas e gorduras, sempre escolhendo boas fontes desses alimentos. Capriche na ingestão de saladas, frutas e água”, elenca Alice.

Ela ainda lembra que cuidar da dieta no final de semana também é muito importante. Não dá para ficar "de folga" de sexta até domingo. Serão três dias de muito excesso contra quatro de dieta, o que prejudica o resultado. “Não que precise ser radical, mas é preciso moderação e equilíbrio. Essas duas palavrinhas são o segredo do sucesso”, resume.

Você já acreditou em alguma dieta milagrosa? Qual foi o resultado? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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