Dietas

16/09/2014 02:05 - Atualizado em 08/12/2016 11:57

Mulheres de 40 anos: Veja dicas para uma alimentação saudável

Mulheres de 40 anos devem adaptar dieta para vencer alterações corporais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mulheres de 40 anos são algumas das principais consumidoras de produtos de beleza. Temendo a “idade da maturidade”, elas buscam cosméticos e técnicas para disfarçar os primeiros sinais de envelhecimento e driblar os efeitos do tempo no organismo. Mas saiba: tinturas, cremes e maquiagem não bastam - o rejuvenescimento só pode ser obtido através de hábitos de alimentação saudáveis.

mulheres-de-40-anos

O corpo das mulheres de 40 anos

mulheres-de-40-anos

Quando chega aos 40 anos, o corpo feminino passa por importantes transformações. O metabolismo começa a baixar seu ritmo de funcionamento, o que reduz a queima calórica. Além disso, os níveis de serotonina começam a oscilar de forma abrupta. Por isso, aumenta a vontade de comer doces e carboidratos.

A menopausa também começa a se apresentar para as mulheres de 40 anos, diminuindo a quantidade de hormônios no sangue e a realização de muitas funções corporais. A baixa nas taxas hormonais é responsável por um significativo aumento na gordura abdominal, aquela localizada na região da cintura e que é combatida de forma intensa.

Então, como adaptar o cardápio para vencer todas essas alterações corporais?

O que devem comer as mulheres de 40 anos

A nutricionista Renata Rodrigues avisa: é preciso aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, que possuem vitaminas e minerais suficientes para suprir as necessidades do corpo. Alimentos de origem láctea, como iogurtes e o próprio leite também devem ser inclusos na dieta, afinal, é nas mulheres de 40 anos que a osteoporose começa a se desenvolver.

mulheres-de-40-anos

Como em todas as idades, frituras, bebidas alcoolicas, refrigerantes e doces não devem estar presentes na dieta das mulheres de 40 anos. Em compensação, carnes magras, verduras verde-escuras e grãos integrais, como o arroz integral, a quinoa e a aveia precisam ser abundantes na alimentação. Também é importante lembrar que nada é proibido, embora alguns alimentos devam ser evitados ao máximo.

mulheres-de-40-anosNada de extremismo

Dietas muito restritivas também não são aconselháveis para essas mulheres que estão entrando na meia-idade. Isso porque as alterações que ocorrem em seus corpos já não permitem mais abolir todo o tipo de açúcar e gordura. Além do fato de que aos 40 anos as mulheres já possuem família, trabalho e uma casa pelos quais são responsáveis e não possuem disposição para preocuparem-se com tanto pormenores na alimentação.

As mulheres de 40 anos também podem buscar o rejuvenescimento e o bem-estar através de atividades físicas. Elas são imprescindíveis para diminuir a quantidade de gordura corporal, ativar o metabolismo, diminuir a flacidez e manter o organismo em funcionamento. A dica é escolher algum exercício que sirva de hobby, como a bicicleta, as corridas ou mesmo a dança, que gastam energia enquanto divertem.

E aí, curtiu nossa dica? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
alimentação
dieta
mulheres

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ