Dietas

02/06/2015 04:23 - Atualizado em 21/11/2016 03:48

Mocinho ou vilão? Conheça as diferenças entre pão branco e integral

Escolha favorita para o café da manhã, o pãozinho deve ser aproveitado com moderação.

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Redação

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O pão é um dos alimentos mais famosos entre os brasileiros. Afinal, quem não gosta de um sanduíche saboroso ou de uma torradinha crocante? Porém, na hora de preparar o lanche, a dúvida sempre aparece: escolher pão branco ou integral?

Ambos trazem benefícios para o bom funcionamento do organismo, pois possuem nutrientes importantes - como o amido, que fornece energia, além das vitaminas B1, B2 e E. Para tirar a dúvida entre as diferenças, confira algumas informações e curiosidades sobre os pães.

pao branco

Pão branco x pão integral

Fonte de carboidratos, o pão é protagonista no café da manhã, no jantar e em momentos em que decidimos trocar outra refeição por algo mais leve e rápido. O pão branco representa 56% das vendas no Brasil, seguido pelos tipos para lanches, com pão com grãos e light.

O pão branco e o pão integral diferem pelo tipo de farinha utilizada em sua fabricação. O integral é a indicação dos especialistas, pois contém fibras, oferece sensação maior de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino. Além disso, esse tipo possui menos calorias, sendo a opção ideal para quem está de olho na balança.

O pão pode ser consumido, mas com moderação. Apesar de algumas dietas restritivas proibirem o item, uma alimentação saudável requer carboidratos. Ou seja, pães, massas e cereais não devem ser totalmente cortados.

Para aqueles que não querem substituir o pão branco pelo tipo integral, a sugestão de consumo é aliá-lo a verduras e proteínas, que contribuirão para a diminuição do açúcar no sangue causado pela ingestão. Contudo, diabéticos e pessoas que buscam perder peso devem evitá-lo.

Você pode combinar o pão branco com ovos, queijo branco ou carnes. Além disso, os vegetais são sempre bem-vindos, oferecendo ainda mais nutrientes ao seu organismo.

De olho na alimentação dos pequenos

Uma dica para mamães e papais: apesar dos benefícios do pão integral, quando consumido por crianças muito pequenas, ele pode prejudicar a absorção do cálcio. Portanto, o pão branco combinado com recheios saudáveis é uma boa opção para o lanche da criançada.

Lembre-se sempre de incluir uma fruta na lancheira do seu filho. Assim, o lanche na escola ou na casa de um amigo saciará a fome e incluirá uma série de nutrientes importantes para o desenvolvimento do pequeno.

Cuidado com as combinações calóricas

É importante estar atento que o pão branco em si não é sempre o responsável pelo aumento de peso. Um pão francês de 50 gramas, por exemplo, possui em média 135 calorias. Com margarina, ele sobe para 226 calorias.

Para ficar de olho na balança, opte por cream cheese ou requeijão light - o mesmo vale para maionese. Além disso, recheie seu sanduíche com legumes, saladas e carnes.

Tanto o pão branco quanto o integral proporcionam mais energia para a sua rotina diária. Converse com um nutricionista sobre a melhor opção para a sua dieta e mantenha a boa forma sem passar fome.

Qual pão você prefere? O branco ou o integral? Conte para nós! E continue ligado nas dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

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