Dietas

03/04/2015 03:43 - Atualizado em 26/11/2016 09:00

Micronutrientes ajudam a regular o organismo

Vitaminas, minerais e água são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

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Redação

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Você sabia que as vitaminas, os minerais e a própria água formam grande parte do nosso organismo? Eles são chamados de micronutrientes e são requeridos em quantidades pequenas pelo corpo. Todos os dias, esses compostos precisam ser adicionados ao nosso cardápio para evitar o desenvolvimento de doenças e intoxicações.

Diversas doenças estão relacionadas à falta de micronutrientes no organismo, já que eles são responsáveis por manter o metabolismo, a síntese de proteínas, a produção de hormônios e o transporte de oxigênio funcionando. Conheça os principais grupos desses nutrientes e veja como consumi-los no seu cardápio diário.

micronutrientes

Os principais micronutrientes

Grande parte das vitaminas e dos minerais que compõem nosso organismo não é sintetizada por ele e deve ser consumida na dieta. Quando essas substâncias não se fazem presentes no corpo, nem são ingeridas por suplementação, podem ocorrer casos de anemia, causada pela deficiência de ferro.

Se você não se alimenta corretamente, podem ocorrer problemas como desnutrição, baixo peso, obesidade ou doenças crônicas e de difícil tratamento, como a hipertensão, a osteoporose, o diabetes e, até mesmo, câncer. Confira quais são os micronutrientes essenciais na sua dieta.

Vitaminas

São compostos orgânicos que não podem ser sintetizados pelo organismo e se encontram em pouca quantidade nos alimentos. As vitaminas são fundamentais para que o corpo funcione corretamente. Elas possuem coenzimas e antioxidantes, que permitem catalisar as reações corporais e neutralizar os radicais livres.

Minerais

Os minerais são micronutrientes que deixam o organismo sempre regulado, exercendo corretamente a osmose, o equilíbrio de ácidos e bases, além de proporcionar bom ritmo cardíaco, atividade metabólica e estímulos nervosos. Têm origem inorgânica e fazem parte dos tecidos do corpo - ossos, dentes, sistema nervoso, músculos e células do sangue.

Água

Conhecida como “fonte da vida”, a água compõe 70% do nosso corpo. Ela é necessária para todos os processos metabólicos, além de integrar e comunicar todos os órgãos do organismo humano. O equilíbrio entre água e nutrientes é o que nos mantém vivos. São necessários dois litros do líquido diariamente para garantir a vitalidade do corpo.

Onde estão os micronutrientes?

Como as vitaminas, os minerais e a água são as fontes principais de micronutrientes, eles podem ser encontrados nesses compostos. De acordo com cada um, veja que alimentos podem ser incluídos na dieta para garantir os benefícios.

Vitaminas: fígado, rim, manteiga, leite integral, gema de ovo, queijo, peixes, cenoura, abobrinha, moranga, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, vegetais verdes folhosos, agrião, espinafre, levedo de cerveja, óleos vegetais (milho, oliva e algodão), nozes, amêndoa, avelã, gérmen de trigo, abacate, aveia, feijão, ervilha, frutas cítricas, tomate, batata inglesa, iogurte, cereal matinal, carnes magras e banana.

Minerais: leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim, feijão, nozes, água de coco, camarão, cereais integrais, soja, carnes, queijos, bacon, pão, cereais matinais, frutas secas, frutas frescas, banana, vegetais crus ou cozidos, vegetais verdes folhosos e batata.

Além desses alimentos, é fundamental buscar integrar ferro, cobre, iodo, manganês, zinco, molibdênio, cromo, selênio e flúor na alimentação. A riqueza dessas substâncias está em carnes, frutos do mar, peixes, pães integrais, amêndoas e verduras folhosas.

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