Dietas

28/03/2016 12:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:24

Intestino solto demais pode ser controlado com alimentação

Tratamento para intestino solto é simples e evita desenvolvimento do câncer colorretal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cólicas na parte baixa do abdômen, necessidade urgente de ir ao banheiro, sensação de barriga sempre dolorida e diarreia são indícios de intestino solto. Os sintomas podem aparecer em qualquer momento e levam a uma intensa vontade de defecar continuamente.

A grande consequência do problema é a dor retal, em função da diarreia crônica que ele provoca. A posição sentada e a limpeza contínua do ânus põem pressão nos vasos sanguíneos da região, podendo inclusive levar ao desenvolvimento de hemorroidas. Saiba como evitar esse problema com a alimentação.

mulher com intestino solto sente cólicas

Prenda o intestino solto

Se o intestino está soltando, é claro que se devem buscar alternativas para prendê-lo. Antes de recorrer a medicamentos ou ir ao médico, porém, você pode tentar controlar sua alimentação. Os abusos alimentares são a principal causa do sistema digestivo desregulado.

Quem busca frutas que ajudem a reduzir as visitas ao banheiro pode investir na banana e na goiaba. Elas possuem proteínas que melhoram o funcionamento do intestino e formam o bolo fecal.

Já a maçã é ideal para melhorar a consistência das fezes. Com seu poder hidratante, rica em água, a fruta tem nutrientes como potássio e fósforo, que precisam ser repostos em caso de diarreia e vômito. Ela pode ser consumida in natura ou num suco com mel, que oferece calorias ao corpo desidratado. Beba de três a quatro vezes por dia.

Outra forma de consumo da maçã é em chá. No entanto, evite o excesso para não provocar o efeito contrário ao intestino solto: a prisão de ventre.

Outro chá que colabora para prender o intestino é o de goiabeira, utilizando a fruta e as folhas. Tanto com a maçã quanto com a goiaba, ferva cerca de meio litro de água com as frutas e as folhas imersas, deixando em ebulição por cerca de dez minutos.

Biscoitos de água e sal também colaboram para melhorar a consistência das fezes, pois a farinha branca absorve líquidos e deixa o intestino mais firme.

A carne vermelha é rica em proteínas e exige que o sistema gastrointestinal faça esforço para evacuar, o que também contribui para combater o intestino solto.

homem com intestino solto come banana

Intestino solto pode provocar câncer

Quando solto, o intestino não consegue conter o fluxo de água do organismo e provoca diarreia. Assim, o corpo perde eletrólitos importantes que levam a desmaios, palpitações, secura e até mesmo câncer.

O câncer colorretal é uma das consequências do intestino solto não tratado. Nesse caso, o tumor acomete o intestino grosso, o cólon e o reto. Felizmente, grande parte dos pacientes consegue se curar, quando dá início a um tratamento precoce.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que, em 2016, haja cerca de 34.280 casos registrados da doença, sendo a maioria dos pacientes do sexo feminino.

Para evitar o desenvolvimento dessa neoplasia e prender o intestino, o ideal é manter o corpo hidratado, bebendo bastante água. Além disso, é importante evitar alimentos ricos em fibras e derivados do leite, bem como café e tabaco. Caso as dores e a diarreia persistam por mais de um dia, é fundamental buscar auxílio médico e começar um tratamento.

Tirou suas dúvidas? Então aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais e espalhe essas informações! Lembre-se, ainda, de continuar de olho nas dicas de dieta do Vivo Mais Saudável.

TAGS
diarreia crônica
câncer colorretal
dor no reto
alimentos que prendem o intestino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ