Dietas

29/04/2015 01:12 - Atualizado em 03/12/2016 08:10

Grão-de-bico substitui a carne vermelha e é rico em fibras

A leguminosa também contém vitaminas e colabora para diminuir problemas de prisão de ventre.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com 9g de proteína a cada 100g, o grão-de-bico é uma leguminosa produtora de energia para o corpo. Muito utilizado em dietas para aumento de músculos e perda de gordura, ele permite a diminuição do consumo de proteínas de fonte animal, sendo opção saudável para os vegetarianos.

Benefícios do grão-de-bico

Entre as substâncias mais importantes do alimento, estão os sais minerais e as vitaminas do complexo B. Rico em fibras, o grão-de-bico estimula o funcionamento do organismo, diminuindo os problemas de prisão de ventre. Para melhores resultados, o seu consumo deve ser associado a outros alimentos ricos em fibras, como aveia e integrais variados.

grao-de-bico

Com pouquíssimo colesterol e grandes quantidades de ácido fólico, a leguminosa garante a ajuda na prevenção de doenças do coração. Além disso, o grão-de-bico dispõe de triptofano, substância que produz serotonina, substância que certifica sensação de bem-estar e tranquilidade.

Hambúrguer de grão-de-bico

Ingredientes:

- 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 cenoura crua ralada

- ½ cebola picada

- 2 colheres de sopa de salsinha picada

- 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos

- 1 colher de sopa de farinha de rosca sem glúten

- Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Um dia antes, coloque o grão-de-bico em uma vasilha cheia de água. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite, a cenoura, a cebola, a salsinha e a aveia. Adicione um pouquinho de sal e pimenta. Desligue o fogo. Processe o grão-de-bico e junte com os outros ingredientes da panela. Acrescente a farinha de rosca.

Quando estiver frio, divida a massa e faça hambúrgueres. Leve-os para a geladeira por aproximadamente uma hora. Asse no forno ou grelhe em uma frigideira.

grao-de-bico

Bife com grão-de-bico e molho de limão-siciliano

Embora a leguminosa seja um bom substituto para a carne vermelha, ela também cai bem com aquele bifinho saboroso. Esta receita é uma ótima opção de almoço do final de semana. Confira!

Ingredientes do grão-de-bico:

- ¾ de xícara de grão-de-bico

- ½ cebola

- 1 colher de sopa de azeite

- 1 pitada de açúcar

- ½ colher de chá de páprica doce

- 1 pitada de cominho em pó

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque uma frigideira no fogo. Espalhe o azeite e a cebola. Refogue bem, até que fique dourado. Jogue uma pequena quantidade de sal e açúcar e, em seguida, adicione o grão-de-bico, a páprica e o cominho. Os ingredientes devem ficar na panela por aproximadamente dois minutos. Depois, reserve-os numa tigela.

Ingredientes do bife:

- 2 bifes de contrafilé

- 1 colher de chá de azeite

- ⅓ de xícara de água

- Raspas de 1 limão-siciliano

- 2 colheres de sopa de caldo de limão-siciliano

- 1 colher de sopa de manteiga gelada

- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

- 1 maço de agrião baby.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira com uma pequena quantidade de azeite, coloque os bifes temperados com sal e pimenta. Sele-os por aproximadamente dois minutos, ou até que todos os bifes estejam dourados. Retire a carne e jogue uma pequena quantidade de água na frigideira. Para garantir molho escuro, raspe o fundo da panela.

Quando o caldo escuro estiver pronto, abaixe o fogo e acrescente o suco de limão. Em seguida, desligue o fogo e acrescente a manteiga gelada. Misture fazendo movimentos circulares. Jogue o sal e a pimenta-do-reino.

Montagem:

Coloque um bife inteiro no meio do prato. Ao lado, espalhe duas colheres de grão-de-bico. Por cima do bife, espalhe algumas colheres do molho de limão-siciliano. Para acompanhar, sirva uma deliciosa salada de agrião temperada com o molho de sua preferência.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vegetarianismo
nutrição
proteínas
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ