Dietas

10/12/2015 09:55 - Atualizado em 28/11/2016 10:57

Frutas secas transformam a sua dieta

Quando consumidas corretamente, as frutas desidratadas ajudam a perder peso e a melhorar a saúde.

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Redação

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Apesar da perda de nutrientes sofrida no processo de desidratação, as frutas secas podem ser ótimas alternativas de lanche saudável para os intervalos entre as refeições. Quando consumidas do jeito certo, elas ajudam a perder peso e ainda trazem diversos outros benefícios para a saúde.

Como são mais calóricas, muitas pessoas ficam na dúvida na hora de consumir as frutas desidratadas. Porém, com alguns cuidados para não cometer excessos, elas podem contribuir para o bom funcionamento do organismo, pois são ricas em fibras, fitonutrientes, antioxidantes, polifenóis, vitaminas e minerais.

punhado de frutas secas

Benefícios das frutas secas

As frutas secas passam por processos de ressecamento ou exposição ao calor que diminuem seu conteúdo de água, fazendo com que os alimentos se tornem mais densos e compactos. Isso pode ser feito de forma natural, ao sol, ou de maneira artificial, por meio de vapor e estufas.

Essa concentração de propriedades conta com carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, além de ser fonte de vitaminas A, B1, B2, B3 e B6, ácido pantotênico e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre e manganês.

As frutas secas mais comuns são banana, uva-passa, ameixa, tâmara e damascoElas contribuem para a perda de peso principalmente por promoverem saciedade e segurarem a fome por mais tempo. Também melhoram o funcionamento do intestino e aceleram o metabolismo, ajudando na queima de calorias e de gorduras.

Ainda, são benéficas para os praticantes de atividade física, sendo uma ótima opção de lanche após o treino, pois ajudam a repor rapidamente a energia perdida.

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Como incluir frutas secas no cardápio

Apesar de todos os benefícios, é preciso ter alguns cuidados na hora de consumir frutas secas, pois a maioria possui alto valor calórico.

Elas são boas opções, por exemplo, para os lanches entre as refeições e para substituir os doces, como chocolates, bolos ou tortas - vale sempre a recomendação de manter o controle para consumir com moderação. Também são práticas e fáceis de armazenar e transportar, pois não necessitam de refrigeração.

Para evitar o consumo em excesso, o ideal é ingerir até 30 gramas diários das frutas no lanche da manhã ou da tarde, acompanhadas de um chá emagrecedor ou água. Outra dica para quem quer perder peso é apostar nos damascos, que estão entre as opções menos calóricas. É bom evitar as uvas-passas, que possuem bastantes calorias.

Algumas frutas secas disponíveis no mercado são cobertas de açúcar ou corantes e sulfitos, tornando-se menos nutritivas e mais calóricas. Por isso, é importante optar por produtos frescos, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e até mesmo em alguns supermercados.

Quais frutas não podem faltar no seu cardápio? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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