Dietas

14/10/2014 10:06 - Atualizado em 09/11/2016 03:57

Fruta ou suco? Veja dicas para a sua dieta

Veja como a escolha inteligente entre fruta ou suco beneficia a alimentação saudável.

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Redação

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Há quem defenda que o suco é a melhor forma de extrair as vitaminas de uma fruta. Outros dizer que comê-la é mais saudável e garante mais nutrientes. E ainda há um terceiro grupo que garante que as qualidades de ambos são as mesmas. Será?! Não. Saiba quais as propriedades de cada forma de ingestão do alimento e como escolher entre fruta ou suco nas suas refeições.

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Fruta ou suco: qual escolher

A nutricionista Renata Rodrigues Oliveira afirma: na dúvida entre fruta ou suco, escolha a fruta. “Na fruta, a gente tem a casca. Então, a casca de uma maçã, o gomo de uma laranja, é nisso que está a fibra da fruta”, explica.

A maior parte das pessoas coa o suco, retirando as partes sólidas e, com elas, as fibras das frutas, mas são essas fibras as responsáveis pelo melhor funcionamento do intestino, do estômago, do fígado e de outros órgãos.

Elas são de difícil digestão e, por isso, exigem que o corpo trabalhe mais para desmanchá-las. Dessa forma, o gasto de energia é maior do que se realizaria na digestão de alimentos simples e o trabalho dos órgãos é aumentado.

A baixa velocidade de digestão causada pelas fibras também ajuda na diminuição da fome. Quanto mais tempo o corpo leva para digerir um alimento, mais ele demorará para querer comida novamente, o que facilita o emagrecimento. Não é à toa que os alimentos integrais, ricos em fibras, são os queridinhos das dietas e do emagrecimento.

A digestão demorada é ainda mais benéfica quando o assunto é a glicose e essa é a principal diferença de ingerir fruta ou suco. Como frutas são alimentos com muito açúcar elas enviam muito dessa substância ao sangue.

“Com a inclusão dessa fibra o índice glicêmico, a capacidade que a fruta tem de aumentar o nível de açúcar no sangue, fica mais baixo. O suco é como se fosse uma injeção de carboidrato”, diz Renata.

A nutricionista diz ainda que a maior parte dos seus pacientes, ao chegar no consultório, faz a pergunta: “fruta ou suco?”, ao que ela responde: “fruta, mas isso não quer dizer que você não possa tomar o suco”.

É que os demais nutrientes permanecem intactos quando a fruta é batida para se transformar em bebida, além de que o suco natural é muito mais benéfico para a saúde do que os refrigerantes.

Fruta ou suco: quando ingerir cada um

As frutas são excelentes para um lanche rápido. Uma maçã, uma laranja, bananas ou tangerinas são alimentos que podem estar sempre dentro da bolsa para quando a fome bater.

Isso diminui o risco de que você caia na tentação de comer doces, gorduras hidrogenadas ou frituras na lancheria mais próxima. Sim, esses lanches são deliciosos, mas podem por a perder todo o esforço da semana.

Além disso, inclua uma porção de fruta nas refeições básicas do dia. Mas aí surge a dúvida: fruta ou suco? Os dois. Você pode beber o suco de alguma fruta enquanto se alimenta e incluir no prato pequenos pedaços de outras frutas. Por exemplo, no café da manhã prefira morangos e mamão, que podem ser combinados com um copo de suco de laranja.

Na hora do almoço, as frutas devem servir como sobremesa, para matar aquela vontade de doce que insiste em surgir. Escolha frutas que facilitem a digestão e que sejam potenciais destruidores das moléculas de gordura. Uma fatia de abacaxi sem calda pode ser uma ótima escolha. Para beber, suco de limão ou de uva integral sãos boas opções.

Mas não esqueça que as frutas são potencias fontes de carboidrato e açúcar, por isso não podem ser consumidas indiscriminadamente. Calcule uma média de 3 porções ao dia e escolha apenas uma refeição para incluir o suco. Nas demais, beba água.

E aí, pronta para seguir as nossas dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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