Dietas

29/04/2015 09:25 - Atualizado em 06/12/2016 05:09

Fique atento ao consumo de peito de peru

Apesar do baixo valor calórico, esse alimento é rico em sódio, conservantes e corantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é novidade que, em lanches light e supostamente saudáveis, o peito de peru sempre aparece entre os ingredientes. No entanto, o que muita gente ignora é que esse item, apesar de ser uma carne magra, é também um embutido e, por isso, rico em sal e aditivos químicos.

A nutricionista Eliane Mendes confirma que o alimento muitas vezes é um falso amigo. "De fato, o peito de peru tem menos calorias que a mortadela ou o presunto e, por isso, tornou-se tão constante nas dietas". Porém, segundo a especialista, é preciso estar atento a outras características do produto e não apenas o valor calórico.

peito de peru

Os pontos negativos do peito de peru

Assim como o salame ou a mortadela, o peito de peru tem alto teor de sódio que, entre outros malefícios, incha. Além disso, aditivos químicos como conservantes, corantes, espessantes e realçadores de sabor também aparecem na fórmula - todos muito prejudiciais ao organismo.

Segundo a especialista, o consumo constante desse item pode contribuir para hipertensão arterial, diabetes e até câncer.

Além disso, os embutidos levam em sua composição um aditivo chamado nitrato, que no estômago pode se converter em nitritos. Transformado nesses outros compostos, ele contribui para a alteração e até a destruição de componentes genéticos, podendo desencadear uma série de doenças.

A nutricionista Eliana Mendes aponta um erro muito comum entre as pessoas: olhar a tabela nutricional dos alimentos e se preocupar apenas com o valor calórico dos produtos. "Precisamos exercitar nosso olhar geral. É preciso levar em conta a qualidade dos nutrientes", comenta.

Para uma alimentação saudável, a nutricionista indica variar os tipos de alimentos e procurar não consumir todos os dias exatamente a mesma comida. "Deve-se variar para o organismo receber diferentes nutrientes. Ingerir sempre a mesma coisa pode fazer seu corpo sentir falta de alguma vitamina ou mineral", esclarece.

Precisa rever seu cardápio "saudável"? Opções para substituir o peito de peru não faltam! Algumas delas são ovo, atum, patês, rosbife caseiro, homus, sardinha e pasta de tofu.

Aprenda a fazer patês deliciosos

Que tal preparar um lanchinho light e saboroso, dispensando o peito de peru? Confira nossas receitas de patê de salmão, frango e atum e use-os em sanduíches, torradinhas e saladas.

Patê de atum

Ingredientes:

- 1 lata de atum

- 1 colher de sopa de maionese light ou zero colesterol

- 6 dentes de alho previamente assados.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até atingir a consistência desejada.

Patê de salmão

Ingredientes:

- 100g de salmão cozido em água e pouco sal

- 1 colher de sopa de cebolinha picada

- 1 colher de sopa de queijo fresco ou o de sua preferência

- ½ cenoura bem cozida

- Suco de meio limão.

Modo de Preparo:

Bata o salmão com a cenoura cozida, o queijo e o suco de limão. No final, acrescente a cebolinha picada e misture bem.

Patê de frango

Ingredientes:

- 100g a 200g de frango cozido, assado ou grelhado

- 2 colheres de sopa de creme de leite fresco ou iogurte natural

- 1 colher de sopa de mostarda

- 1 colher de chá de vegetais a gosto.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até atingir a consistência desejada.

Gostou das dicas para sua dieta? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
calorias
patês
embutidos
sódio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ