Dietas

30/10/2014 01:02 - Atualizado em 24/11/2016 05:39

Entenda por que é difícil comer menos entre amigos

Pesquisa indica que pessoas não conseguem comer menos quando estão acompanhadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A maioria das pessoas concorda que ter companhia para fazer uma refeição é agradável, mas nem sempre essa pode ser uma boa ideia. Principalmente se você estiver fazendo dieta e controlando a quantidade de calorias que consome.

Uma pesquisa revelou que é muito mais difícil conseguir comer menos quando se está entre amigos, pois você acaba sendo influenciado e ingerindo uma quantidade maior do que gostaria. Mas existem maneiras de contornar esse problema.

Estudo comprova a teoria

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, as pessoas comem, no mínimo, 30% a mais quando estão acompanhadas. Se você parar para pensar, vai perceber que isso já aconteceu com você diversas vezes. E que nem é preciso de um estudo para comprovar que é mais difícil comer menos quando está naquele encontro com os amigos.

comer-menos

Resistir a uma porção de batata frita, ao chope, ou a mais um pedaço de bolo, é uma tarefa complicada quando se tem companhia. Seja por influência, ou até por cumplicidade, as pessoas acabam ficando mais à vontade de repetir um prato e exagerar um pouquinho quando o outro está fazendo o mesmo.

A maioria dos encontros para socializar com colegas, amigos e familiares envolve fazer uma refeição. Seja no barzinho ou na casa de alguém, sempre tem comida, e fica difícil comer menos assim. Se você está fazendo uma dieta então, a probabilidade de você sair dela é muito maior em ocasiões como essas.

Por que é tão difícil comer menos entre amigos

Um dos principais motivos para que as pessoas não consigam resistir às tentações quando estão acompanhadas é a influência. Ver os outros comendo e bebendo acaba fazendo com que você fique com vontade de comer e beber o mesmo. Sem falar que tem aqueles amigos que insistem para você acompanhar em mais um chopp, ou só em mais um petisco.

Outra causa bem frequente é o fato de se empolgar com a conversa, se distrair e acabar comendo mais sem perceber. Isso acontece porque quando a pessoa está socializando tira o foco do prato, e então passa a beliscar sem nem se dar conta.

E não é só na quantidade que as pessoas exageram quando não estão sozinhas. Geralmente os pratos escolhidos para dividir com os amigos são altamente calóricos. Na hora das refeições com os amigos ou familiares, as pessoas ingerem de 40% a 70% calorias a mais do que se comessem sozinhas.

Como é possível comer menos

Não fazer refeições com amigos ou familiares seria a melhor opção para conseguir comer menos. Mas você deve ter consciência de que não pode se deixar influenciar pelo o que as outras pessoas comem.

Use estratégias como planejar antes de sair de casa o que vai comer, ou então a quantidade que pode comer. Ingerir algo que sacie sua vontade de comer antes de sair de casa também pode ser uma boa ideia. Ir em algum com muita fome acaba fazendo com que você coma mais do que seria suficiente para te satisfazer.

comer-menos

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
dieta
emagrecer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ