Sociedade Vegetariana Brasileira

ESPECIALIDADE

Vegetarianismo

ONDE ATENDE

Rua Anita Garibaldi, 29, cj 1102 - Sé - São Paulo

Sociedade Vegetariana Brasileira

Apresentação

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) atua desde 2003 promovendo o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A SVB realiza conscientização a respeito dos benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

O que Trata

Medicina e nutrição vegetariana; Ética Animal; Impactos socioambientais da criação de animais para consumo.

Formação Acadêmica

Organização Sem Fins Lucrativos

Cargos e Títulos

Campanhas, convênios, eventos, pesquisa, educação e atuação política.

Dietas

01/09/2014 10:09 - Atualizado em 22/11/2016 06:43

Entenda alguns mitos sobre o Vegetarianismo e os diferentes tipos

Se você quer mais informações sobre alimentação sem carne ou derivados de origem animal, a Sociedade Vegetariana Brasileira explica tudo para você.

POR

Sociedade Vegetariana Brasileira

  • +A
  • -A

Vegetariano é fraquinho? Se você não come carne falta proteína no seu corpo? É verdade que os grãos não fornecem ferro de boa qualidade? Pois esses e outros mitos do Vegetarianismo são aqui esclarecidos com base em estudos científicos pela Sociedade Vegetariana Brasileira, a SVB.

Cada vez mais estudos demonstram que os alimentos de origem vegetal promovem mais qualidade de vida e, consequentemente, mais longevidade. Os alimentos de origem vegetal nos fornecem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fitoquímicos em quantidades excelentes, podendo suprir todas as nossas necessidades.

É claro que nossas escolhas podem nos levar a mais ou menos equilíbrio. Encontramos pessoas com hábitos alimentares impecáveis e outras que adoram junk food, por exemplo. Essa característica não se restringe ao tipo de dieta adotada (vegetariana ou não), mas tem a ver com os hábitos e costumes que cada um de nós trouxe da infância e tudo o que aprendemos com o passar dos anos.

O teor de cada nutriente nos alimentos vegetais é diferente do encontrado nos de origem animal, mas o equilíbrio obtido com a sua utilização é bastante adequado para a saúde humana, trazendo grandes benefícios.

No laboratório que é a cozinha, podemos facilmente reunir tudo o que nosso organismo necessita e transformar em pratos cheios de cor e sabor. Através das colaborações da Sociedade Vegetariana Brasileira aqui no portal Vivo Mais Saudável, você poderá entender melhor o Vegetarianismo e saber quais nutrientes exigem mais atenção e quais são os mais ricos para a sua alimentação. Além dos muitos benefícios para a saúde humana, os animais e o planeta.

Saiba seus níveis de estresse e ansiedade e receba dicas para relaxar.

O que é ser vegetariano?

Do ponto de vista nutricional, ser vegetariano significa não se alimentar de nenhum tipo de carne (vaca, frango, peixe, carneiro, avestruz, escargot, “frutos” do mar, entre outros) nem de produtos feitos com carne (presunto, salsicha, hambúrguer, salame, atum enlatado etc.).

Quem come qualquer tipo de carne, mesmo que ocasionalmente, não é vegetariano. Alguns profissionais de saúde utilizam a definição “semivegetariano” para quem só consome carne às vezes (no máximo três refeições por semana).

Essa terminologia é bastante usada em estudos científicos para comparar a saúde dos indivíduos. No entanto, convém enfatizar que o “semivegetariano” não é vegetariano, já que inclui carnes no cardápio.

De quantas calorias você precisa por dia? Faça o teste e descubra.

As diferentes formas de vegetarianismo

A inclusão ou exclusão de produtos derivados de animais no cardápio diário é o que determina o tipo de vegetarianismo adotado:

ATENÇÃO: As informações acima não substituem a orientação de um profissional de saúde especializado em Nutrição e Nutrologia.

Gostou? Fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

TAGS
vegetarianismo
sem carne
tipos de vegetarianismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ