Dietas

04/08/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 05:32

Emagrecer devagar é a melhor solução para o corpo

Emagrecer devagar dá mais tempo para que o organismo se adapte às mudanças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A maior parte das dietas promete emagrecimento rápido. Mas você sabia que esse não é um atalho benéfico para a saúde? Essa redução de peso abrupta pode até fazer bem para a estética em um primeiro momento. Só que o organismo sai perdendo. Emagrecer devagar é a chave para um resultado duradouro e saudável. 

Por que emagrecer devagar

Muitas pessoas buscam fórmulas mágicas para queimar gordurinhas da noite para o dia. Só que elas estão na contramão da saúde. "Quanto mais devagar você emagrecer, melhor", avalia a nutricionista Renata Rodrigues Oliveira. Desse jeito, o corpo humano conta com o tempo necessário para assimilar a perda de gordura, a redução da quantidade de comida ingerida e as mudanças feitas na rotina.

Emagrecer devagar
Perda de peso tem resultados melhores com processo de longo prazo. Foto: Shutterstock

Sem essa jornada de redução de peso de se emagrecer devagar, o corte repentino de calorias e a inserção de exercícios no dia a dia sem uma preparação anterior levarão ao seu organismo a mensagem de que você corre um sério risco, e ele fará de tudo para manter os estoques de energia. Essa percepção da "ameaça" resultará, portanto, em acúmulo de gordura, o contrário do esperado. Isso porque, segundo Renata, a mudança brusca pode provocar uma redução drástica da velocidade do metabolismo.

Mas é natural que nos primeiros dias a perda de peso seja maior. Você sai de um cardápio recheado de comidas pesadas e entra em uma dieta de reeducação alimentar. Além disso, a perda inicial é resultado da eliminação de água do organismo, e não de gordura. A tendência é que essa velocidade diminua com o tempo, e você vai emagrecer devagar, mesmo que não queira. 

Motivação precisa perdurar

De acordo com a nutricionista, outro fator responsável por um emagrecimento maior na primeira semana é a motivação. No início, todos ficam mais empolgados com a dieta e se submetem a alterações de cardápio que não vão tolerar por muito tempo.

Como essa motivação é passageira, as restrições passam a ter uma representação negativa. E as chances de que você desista da reeducação alimentar são muito maiores dessa maneira.

Emagrecer devagar
Com persistência e disciplina, qualquer um pode perder peso. Foto: Shutterstock

Então, buscar desde o começo uma alimentação que possibilite emagrecer devagar aumenta a chance de que a sua motivação dure, e que você tenha maior persistência para levar a dieta adiante. Quando você muda seus hábitos sem causar choque para o corpo, ele exigirá com menor intensidade que você volte para a antiga rotina.

Estudo indica que emagrecer devagar é melhor  

Um grande estudo de saúde na área de emagrecimento, liderado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard, aponta para o fato de que emagrecer devagar é mesmo o caminho mais saudável. As pessoas estudadas passaram dois anos adotando uma dieta balanceada. O resultado reforçou a teoria de que o corpo humano não entende a diferença entre a decisão de comer menos e a fome involuntária. 

A fórmula para um emagrecimento real é aquela que você já conhece: dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Comendo menos gorduras, seu corpo gastará as que você já tem. E a ansiedade não vai adiantar nada. "Portanto, relaxe. Você vai emagrecer tudo que deseja - é só ter paciência", conclui Renata.

Leia também:

Dieta das frutas queima gorduras e elimina toxinas

Conheça os benefícios da dieta detox

Dieta crua oferece o máximo de nutrientes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ