Dra. Flora Vieira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Rua do Catete, 311 sala 415 - Catete

Dra. Flora Vieira

Apresentação

Tem ampla experiência na área Materno-infantil e Clínica com atuação em âmbito hospitalar e ambulatorial.

O que Trata

Emagrecimento, ganho de massa magra, equilíbrio bioquímico funcional, tratamento de hipersensibilidades alimentares e doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e a síndrome metabólica.

Formação Acadêmica

Possui graduação em Nutrição pela UFRJ, mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ e especialização em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Cargos e Títulos

Nutricionista Clínica Funcional

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Dietas

17/06/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 03:04

Dietas de baixo índice glicêmico protegem de Diabetes tipo 2 e Câncer

Nutricionista apresenta tabela de alimentos de acordo com o índice glicêmico.

POR

Dra. Flora Vieira

  • +A
  • -A

A dra. Flora Vieira, nutricionista, fala sobre alimentos de alto índice glicêmico e como dietas que incluem seus opostos no cardápio, os alimentos de baixo índice glicêmico, podem ajudar a prevenir câncer e diabetes tipo 2

O que são alimentos de alto índice glicêmico?

Os alimentos de alto índice glicêmico fazem subir rapidamente a taxa de glicose no sangue. Imediatamente, após o aumento abrupto de glicose no sangue, há o aumento de insulina também. Insulina é o hormônio responsável pela entrada de glicose na célula, para que a célula utilize a glicose como fonte de energia.

O frequente pico de glicose e de insulina no sangue aumenta a chance do desenvolvimento de Diabetes tipo 2.

Além disso, a secreção de insulina é acompanhada pela liberação de IGF (fator de crescimento insulínico). A principal característica do IGF é estimular o crescimento celular.

Resumindo: O consumo de alimentos de alto índice glicêmico estimula o rápido crescimento de tecido, o que predisponibiliza o desenvolvimento do câncer, caso haja uma mutação celular.

A insulina e o IGF aumentados também aumentam os fatores de inflamação no organismo, o que favorece o crescimento de tumores.

Calcule o número ideal de calorias que você deve consumir por dia para alcançar seu objetivo: emagrecer, engordar ou manter seu peso atual.

Trocando alimentos de alto índice glicêmico por outros de baixo índice glicêmico

A seguir, apresento uma tabela com sugestões de substituições de alimentos de alto índice glicêmico por alimentos de baixo índice glicêmico:

Essa tabela vai ser uma mão na roda na hora de identificar e substituir alimentos, hein? Fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ