Dietas

08/04/2015 04:35 - Atualizado em 18/10/2016 09:58

Dieta termogênica ajuda a queimar gordura

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quer perder alguns quilos sem mudar radicalmente a alimentação? A dieta termogênica pode ser uma boa saída. Sem restringir muitos alimentos, o cardápio inclui ingredientes que aceleram o metabolismo, chamados de termogênicos. Eles são compostos principalmente de bebidas e especiarias, como o chá verde, o gengibre, a pimenta, o café, a canela e o vinagre de maçã.

Essas substâncias proporcionam um aumento da temperatura corporal, fazendo com que a gordura seja queimada mais rapidamente. Porém, não devem ser ingeridos em doses muito grandes ao dia, pois podem provocar efeitos como insônia e pressão alta. Quer aderir à dieta termogênica e perder peso de forma saudável? Confira.

dieta termogenica

Os principais alimentos termogênicos

Pimenta vermelha

Rica em capsaicina, esse tipo de pimenta favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo. Pode aumentar o metabolismo em até 20% se for consumida em 3g diários. É comum usá-la na salada ou como tempero.

Chá verde

A planta da Camellia sinensis dá origem ao chá, que usa a gordura do corpo como fonte de energia, estimulando o aumento do metabolismo. É possível beber a infusão diariamente, mas evitando o período noturno para não sofrer de insônia e agitação.

Canela

O alto teor de cálcio mineral é o que faz da canela um alimento importante para a dieta termogênica. Além disso, ela aumenta o metabolismo basal e contribui no emagrecimento. Use-a polvilhando sobre as frutas e outros alimentos. Uma colher de chá rasa é o recomendado por dia.

Gengibre

Mais de 10% do gasto calórico é aumentado com o consumo do gengibre. Você pode incluí-lo ao cardápio cru, em temperos de carnes, peixes e aves, além de molhos, sopas, legumes e chás. Apenas duas fatias pequenas por dia são o suficiente para obter o efeito termogênico.

Água gelada

Você já chegou a pensar que o líquido mais essencial para a vida também é excelente na dieta termogênica? A água ajuda a emagrecer porque o organismo gasta energia ao elevar a temperatura. Porém, o efeito é pequeno. Consuma oito copos de água gelada por dia para aumentar a queima de gordura e de calorias.

Como é o cardápio da dieta termogênica?

Quer fazer a dieta termogênica e não sabe como começar? Confira uma sugestão de cardápio, mas lembre-se de moderar nas dosagens. Todo excesso é prejudicial.

Café da manhã

- 3 colheres de sopa de tapioca e 1 colher de chá de semente de chia

- 3 fatias de queijo branco com pitadas de canela.

Lanche da manhã

- 2 colheres de sopa de castanhas-do-pará, de caju, amêndoa e pistache

- 1 xícara de chá verde.

Almoço

- ½ colher de sopa de arroz integral

- 1 pedaço pequeno de frango com gengibre e alho

- 2 colheres de sopa de brócolis

- Folhas verdes à vontade com 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem e vinagre

Lanche da tarde

- 1 banana assada com canela.

Jantar

- Omelete de 1 clara, 2 fatias finas de pimenta vermelha, 1 colher de sopa de cebola roxa picada, 5 tomates cereja e 1 pitada de sal

- Folhas verdes à vontade com azeite de oliva extravirgem.

Ceia

- 2 colheres de sopa de abacate

Lembre-se de ingerir água à vontade e balancear os alimentos da dieta.

Gostou das dicas de alimentação? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
perda de gordura
metabolismo
cardápio saudável
alimentos termogênicos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ