Dietas

14/11/2014 11:10 - Atualizado em 04/12/2016 03:48

Dieta sem carboidratos não é solução para emagrecer

Uma dieta sem carboidratos não propicia uma nutrição adequada para o corpo humano.

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Redação

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Os carboidratos são conhecidos como os vilões por pessoas que desejam emagrecer. Apesar disso, o seu consumo diário é essencial e não deve ser deixado de lado. 

A dieta sem carboidratos funciona?

As dietas low carb, ou dieta sem carboidratos, são conhecidas por cortar ou diminuir drasticamente os carboidratos da alimentação. Esse tipo de dieta, famosa entre as pessoas que desejam emagrecer pode ser perigosa. O indivíduo que se alimenta mal e faz a dieta sem carboidratos pode passar mal, sentindo fraqueza e ânsia de vômito.

Na dieta sem carboidratos, é intensificado o consumo de carnes, queijos, ovos, peixes, soja e feijão. Os indivíduos deixam de lado todos os tipos de cereais, pães, massas, biscoitos, arroz e tubérculos.

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Saiba mais sobre a dieta sem carboidrato

De acordo com a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, a chave do sucesso é saber escolher os carboidratos, valorizando os que trazem benefícios para o corpo. “Substituindo os maus carboidratos pelos bons, adquire-se maior controle sobre a maioria dos fatores de risco fisiológicos e metabólicos que acarretam obesidade e doenças crônicas. É simples assim”, explica.

A dieta sem carboidratos é normalmente feita por competidores de fisiculturismo alguns dias antes de competição. Nesses casos, a dieta é feita por um nutricionista e controlada pelo próprio profissional para que não existam problemas. Ou seja, esse tipo de dieta deve ser executada por atletas que procuram um corpo extremamente seco por um pequeno período.

A nutricionista também salienta que os carboidratos bons são importantes para o corpo: “Ninguém deveria ficar preocupado em comer pães e massas, e sim em fazer escolhas alimentares erradas. Além de pães e massas, uma variedade de alimentos que contenham carboidratos bons, como feijão, grãos integrais, frutas, verduras e legumes, deve ser consumida”.

Ao contrário do que muitos pensam, os carboidratos só engordam quando são comidos em excesso. “Insulina e carboidrato não são os vilões quando se trata de gordura - os vilões são as calorias em excesso e um planejamento alimentar pobre. Ganha-se gordura quando se fazem escolhas inadequadas e quando se ingerem mais calorias do que são queimadas”, diz Renata.

Cardápio para emagrecer

Café da manhã
200 ml de iogurte desnatado batido com 6 morangos, 1 colher de sopa de farinha de linhaça e ½ maçã.

Lanche da manhã
200 ml de água de coco + 1 fatia de abacaxi.

Almoço
1 prato de sobremesa de salada de alface com 4 tomates cereja + 1 filé de peixe grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral + 1 colher de sopa de grão de bico.

Lanche da tarde
1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco.

Jantar
2 fatias de pão 7 grãos + 2 fatias de peito de peru e rúcula.

Ceia
1 fruta com aveia.

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