Dietas

18/06/2015 11:18 - Atualizado em 22/11/2016 02:42

Dieta para musculação deve ter carboidratos e muita proteína

Uma alimentação balanceada é o ponto-chave para atingir bons resultados.

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Redação

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A conquista do corpo perfeito é um trabalho contínuo e que requer muita disciplina. Para os atletas que se esforçam na academia, é preciso ter atenção na hora de formular a dieta para musculação, que irá contribuir para os bons resultados e manter o corpo sadio.

O treino exige esforço e, para manter o organismo saudável, é preciso investir cuidadosamente na nutrição. É muito importante oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários tanto para dar energia quanto para se recuperar do exercício. Saiba como fazer isso.

dieta para musculacao

Dieta para musculação: Alimentação pré e pós-treino

Seja para ganhar massa muscular ou apenas para manter a boa forma, é preciso seguir algumas regras básicas para garantir os bons resultados. Uma alimentação balanceada aliada aos exercícios físicos é a chave para conquistar o corpo ideal. Confira os alimentos que não podem faltar no seu cardápio:

Carboidratos

Na dieta para musculação, fazer uma refeição antes do treino é muito importante. Apesar de muita gente pensar que ficar de estômago vazio contribui para a perda de peso, essa informação está incorreta. Ingerir alimentos antes de malhar evita a perda de massa magra, a fadiga muscular e possíveis tonturas.

Entre 30 minutos e uma hora antes do treino, consuma carboidratos, que fornecerão energia para os músculos. As principais fontes de carboidratos complexos, ou seja, que são absorvidos lentamente e aumentam gradualmente a glicemia, são pães integrais, arroz integral, batata doce, lentilha e fibras.

Proteínas

Depois da malhação, a sua dieta para musculação deverá incluir alimentos ricos em proteína para reconstruir as fibras musculares e deixar os músculos mais fortes e resistentes. Além disso, esse é o grupo alimentar indicado para quem busca o aumento de massa muscular.

As proteínas mais indicadas são peito de frango, ovos, peixe, leite e carnes vermelhas magras. Atletas que sigam um prática regular de exercícios deverão consumir, em cada refeição, um tipo de carne.

O suplemento whey protein, que é muito conhecido na dieta para musculação, também contribui para a reestruturação do músculo, além de inibir a perda de massa magra.

Gorduras boas

As gorduras insaturadas, presentes em alimentos como atum e nozes, são muito benéficas para o corpo humano, auxiliando nas práticas de atividades físicas. Já a gordura saturada e a trans devem ser evitadas, pois fazem mal à saúde e prejudicam o alcance dos bons resultados.

Não esqueça: Beba muita água

O consumo regular de água também é importantíssimo na dieta para musculação. A substância representa cerca de 60% do peso corporal e é o principal componente das células, auxiliando em uma série de processos do corpo humano.

Além disso, a água é responsável pela eliminação de toxinas do organismo e contribui na aceleração do metabolismo, quando aliada à proteína, auxiliando na perda de gordura. Especialistas indicam o consumo mínimo de dois litros de água por dia.

Pronto para começar a sua dieta para musculação? Com foco e determinação, é possível alcançar os seus objetivos. Lembre-se de manter uma alimentação balanceada para garantir um organismo equilibrado! E não esqueça de nos contar o que você achou das dicas e conferir as novidades de atividades físicas do Vivo Mais Saudável.

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