Dietas

19/12/2014 04:39 - Atualizado em 01/11/2016 11:26

Dieta paleo: Confira o que ela promete para perder peso

A dieta paleo é baseada na alimentação do homem das cavernas e permite apenas alimentos naturais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar da dieta paleo? Sua proposta é de promover o emagrecimento de forma natural e saudável. Como? Ela exclui alimentos industrializados e permite apenas opções totalmente naturais, como carnes e frutas. Além da perda de peso, a dieta também é indicada para rajuda na prevenção de problemas de saúde. Saiba mais sobre ela neste artigo.

Como funciona a dieta paleo

Baseada na alimentação dos homens pré-históricos da era Paleolítica, a dieta paleo é muito simples, não exigindo um regime e nem o controle severo da quantidade de calorias consumidas.

Ela indica comer corretamente e com qualidade, de forma que sejam evitados alimentos que prejudicam a saúde. Os principais vilões são os industrializados e os carboidratos, que além de engordar, podem causar doenças como diabetes e hipertensão.

dieta paleo

Seguindo a teoria de que o corpo humano foi programado há milhares de anos para se alimentar de proteína e de gorduras boas, a dieta indica que esses alimentos deveriam ser a principal fonte de energia do corpo. Isso é atestado pela ciência, que indica que os ancestrais do homem tinham melhor saúde, melhor forma e eram mais fortes.

Alimentos que são permitidos

Entre os principais alimentos permitidos na dieta paleo estão todos os tipos de carne (incluindo órgãos como fígado e coração), peixes ricos em ômega 3, ovos, frutas, vegetais, azeite de oliva, óleo de coco, gordura animal e manteiga (margarina deve ser evitada).

Além disso, também é permitido comer arroz branco, cenoura, batata, tapioca, beterraba e batata doce, desde que em pouca quantidade. O leite de coco também é liberado.

Nos temperos, é indicado evitar o sal, por ser um produto refinado. Quando ele for usado, deve ser o mínimo possível. Para temperar os pratos, é recomendado usar cebola, salsinha, alho, ervas e cebolinha. Já para as bebidas, é permitido café, chás e água.

Alimentos que devem ser evitados

O principal a ser evitado na dieta paleo são os alimentos industrializados. Também não é permitido comer grãos de trigo, soja e seus derivados, laticínios, margarina, bebidas como cerveja, refrigerantes e sucos não naturais, açúcares, biscoitos, óleos, salgados, massas, pães e bolos. Feijão e legumes também devem ser evitados.

É importante lembrar que a dieta é baseada na era Paleolítica. Então, deve o mais natural possível e evitar alimentos que não existiam na época, ou seja, são industrializados. Deve se focar apenas em gorduras que sejam consideradas boas.

Possíveis benefícios da dieta paleo

A dieta paleo alegadamentee pode trazer benefícios para o corpo, além do emagrecimento, é claro. Por não permitir carboidratos refinados e de alto índice glicêmico, pode evitar o aumento dos níveis de açúcar no sangue e também o acúmulo de gordura.

A exclusão dos alimentos industrializados também um ponto positivo da dieta. Com isso, é evitado o consumo de substâncias que são prejudiciais para a saúde. O estímulo ao consumo de alimentos naturais e saudáveis contribuem para a redução do colesterol ruim e elevação do bom.

Gostou de conhecer essa dieta? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
emagrecer
perda de peso
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ