Dra. Flora Vieira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Rua do Catete, 311 sala 415 - Catete

Dra. Flora Vieira

Apresentação

Tem ampla experiência na área Materno-infantil e Clínica com atuação em âmbito hospitalar e ambulatorial.

O que Trata

Emagrecimento, ganho de massa magra, equilíbrio bioquímico funcional, tratamento de hipersensibilidades alimentares e doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e a síndrome metabólica.

Formação Acadêmica

Possui graduação em Nutrição pela UFRJ, mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ e especialização em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Cargos e Títulos

Nutricionista Clínica Funcional

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Dietas

08/06/2014 09:00 - Atualizado em 21/11/2016 09:22

Dieta na Copa: Dicas de como não ser tão bola fora

por Flora Vieira, Nutricionista

POR

Dra. Flora Vieira

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A copa é um período difícil de manter a dieta, não é? Petiscos, bebidas e comidinhas gordurosas estão presentes em todas as reuniões de torcedores. Mas você pode não pisar tanto na bola com as dicas da nutricionista Flora Vieira para não se desviar demais da dieta. E tem até uma receita de suco para ajudar a limpar o organismo para você levar, no máximo, um cartão amarelo!

1. Como passar pelo período de Copa do Mundo sem sair da dieta?

Faça as principais refeições em casa (café da manhã, almoço e jantar) e tenha sempre algumas opções de lanches intermediários na bolsa, como um mix de castanhas (castanha do Brasil, de caju, amêndoas, nozes, avelã) ou frutas secas (damasco, ameixa ou banana passa) ou barrinhas de sementes ou de castanhas.

Não caia na besteira de sair de casa, rumo ao barzinho onde estão os amigos, com a barriga vazia. Alimente-se antes de sair de casa. Assim, o tamanho do dano será beeeem menor caso você caia em tentação, pois não estará com fome. Para os que vão direto do trabalho, uma alternativa é passar numa daquelas lojas de sucos e pedir um sanduíche natural, de filé de frango, por exemplo, (sem batata frita!) e um suco de fruta (sem açúcar!) pra chegar de estômago “forrado” no bar.

Calcule seu IMC e veja se está no seu peso ideal.

2. Os encontros para assistir aos jogos geralmente são em bares e restaurantes, como escolher o que comer e beber?

Caso não consiga nenhuma lanchonete natural por perto, o jeito é pedir um sanduíche no bar mesmo. O mais importante é fugir das frituras de imersão (aquelas em que o alimento é mergulhado no óleo - que não sabemos quantas vezes foi usado, diga-se de passagem).

Para beber, a melhor opção é suco de fruta natural (da fruta mesmo ou da polpa). Se não tiver, o de latinha até vai (zero, por favor). O tal do "água de refrigerante", não é água! Fuja do refrigerante! No caso de bebida alcoólica (com moderação!), caipirinha ou caipivodca são boas opções. Lembrando sempre de usar adoçante e beber água para hidratar o que o álcool desidrata.

Quantas calorias você precisa por dia? Descubra aqui!

3. Em casa, o que poderia preparar como alternativa de petisco para os jogos?

Em casa, a regra não muda muito: Sucos naturais, águas aromatizadas (corte rodelas de lima da pérsia com algumas folhas de hortelã e deixe na água em jarra na geladeira até que fique temperada), uma bancada de frutas com vodca para os convidados prepararem seus drinks.

Para comer, as clássicas torradinhas podem vir na versão integral e cenouras em palito também acompanham bem as pastinhas. Estas podem ser de grão de bico, berinjela, além do queijo minas cortadinho para acompanhar. Assim evitamos os embutidos gordurosos e os alimentos com excesso de sal. 

Veja receitas de 11 petiscos deliciosos e light para escalar nesta copa!

4. Se, por acaso, pisou na bola, como redimir-se com o organismo no dia seguinte?

Depois de todas essas dicas, pisou na bola? Procure caprichar na água nos próximos dias (Lembra daquela água aromatizada?). Aposte nas frutas, legumes e verduras, prefira carne branca sem gordura e evite a farinha branca e o açúcar.

Suco verde pela manhã também é uma ótima opção pra acordar o estômago mal tratado: maçã + abacaxi + gengibre + água ou água de coco + 1 folha de couve ou 2 xícaras de aipo ou salsinha ou agrião. Não vale adoçar, nem com açúcar, nem com adoçante. No máximo um fio de mel.

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