Dietas

08/06/2015 10:42 - Atualizado em 21/11/2016 06:03

Dieta Gracie: Conheça a alimentação dos campeões

A família de lutadores criou um cardápio específico para as necessidades de quem treina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A família Gracie é famosa pela criação e pela divulgação do jiu-jitsu brasileiro pelo mundo. Nessa jornada, ela também criou um cardápio específico para as suas necessidades. Chamado de dieta Gracie, o plano alimentar visa a complementar os treinos e ajudar no desenvolvimento muscular de quem pega pesado.

De acordo com a nutricionista Geórgia Bachi, a dieta Gracie não segue um número estabelecido de calorias. “Existe um padrão de grupos alimentares que devem ser seguidos a partir do ponto em que o individuo se encontra, visando ao consumo de alimentos que sejam benéficos para a saúde”, comenta.

É a partir da análise de caso que os objetivos são estabelecidos e os alimentos são escolhidos. Saiba mais sobre a dieta e veja quem pode aderir.

dieta-gracie

Como funciona a dieta Gracie?

- Grupo A: Carnes, gorduras e oleaginosas, verduras e hortaliças

- Grupo B: Carboidratos

- Grupo C: Frutas doces e queijos

- Grupo D: Frutas ácidas

- Grupo E: Leite

- Grupo F: Creme de leite.

A dieta Gracie foi desenvolvida tendo em mente pessoas fisicamente ativas e que procurem qualidade de vida. “O benefício é a ideia de alinhar atividades físicas com o plano alimentar, eliminando calorias vazias - sem nutrientes - do plano”, diz Geórgia.

A nutricionista afirma que a dieta, assim como outros regimes "prontos", pode não ser a melhor opção para qualquer indivíduo. “Cada pessoa precisa analisar a sua individualidade e saber se está no caminho certo, alinhando um plano junto com o seu profissional de saúde”, salienta.

Uma dieta seguida sem critério, por não respeitar as necessidades da pessoa, é considerada um plano superficial. “Como o plano alimentar não é elaborado respeitando histórias clínicas pregressas, o individuo poderá estar consumindo alimentos que talvez não sejam recomendados”, alerta.

É por isso que, assim como outros cardápios prontos, a dieta Gracie não é a mais indicada para quem deseja perder peso, por exemplo. O mais adequado é o acompanhamento mensal com nutricionista, que cria um cardápio específico para os objetivos de cada um. As atividades físicas também devem respeitar as particularidades do sujeito.

Conheça a família Gracie

Hélio e Carlos Gracie conheceram o jiu-jitsu japonês tradicional com o campeão de judô Mitsuyo Maeda. A partir das técnicas aprendidas, Hélio buscou aperfeiçoar movimentos, desenvolvendo então o chamado jiu-jitsu brasileiro. A família, inteiramente ligada à pratica da luta, ficou conhecida por divulgar o esporte no mundo inteiro.

Rorion, filho de Hélio Gracie, foi para os Estados Unidos em 1978, em busca da popularização da técnica criada por sua família. Após alguns anos, ele se juntou a outros amantes de luta para a criação do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Você pratica alguma luta? Talvez a dieta Gracie sirva para seus objetivos! Procure seu nutricionista e verifique os benefícios desse cardápio. E não esqueça de deixar seu comentário e continuar acompanhando as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
jiu-jitsu
luta
proteínas
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ