Dietas

24/08/2014 06:32 - Atualizado em 30/11/2016 09:02

Dieta fracionada mantém metabolismo em alta

Dieta fracionada prevê a ingestão de alimentos em intervalos regulares e pequenos.

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Redação

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Tudo na vida precisa de equilíbrio, e com a alimentação não seria diferente. Se você quer emagrecer, conheça a dieta fracionada. Esse método defende a ideia de que devemos comer pequenas e várias porções de alimentos durante o dia.

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Como funciona a dieta fracionada

A alimentação fracionada é o ato de fazer pequenos lanches nos intervalos das principais refeições. Essa atitude é bastante benéfica para quem quer emagrecer, já que desse modo você vai ativar o seu metabolismo.

Quando você faz a ingestão de alimentos em intervalos regulares e pequenos, o cérebro registra que você está se alimentando e que esse alimento está fazendo a digestão.

Agora, quando você fica em jejum, o corpo entende que precisa fazer reservas de energia, já que nenhum alimento está sendo consumido. Essas reservas de energia formam as gordurinhas tão indesejadas pelas pessoas.

Combate à ansiedade

Outro benefício da dieta fracionada é o fato de que comer regularmente combate a ansiedade e a compulsão, que são os inimigos de quem está em uma dieta.

Comendo aos pouquinhos, você chega à próxima refeição sem aquela ânsia toda que faz querer comer tudo o que tiver pela frente. Assim, fica mais fácil se controlar, fazer a refeição corretamente e por consequência perder peso, ganhando saúde.

O ideal é comer a cada três horas. Assim, seu corpo vai sempre ter uma pequena fonte de energia (glicose) para o funcionamento do organismo. Mas esses lanchinhos precisam ser em pequenas quantidades. Caso contrário, você vai consumir tanta comida que, ao invés de emagrecer, vai acabar engordando.

Você também precisa escolher bem o que vai comer. Esses lanches podem ser frutas, cereais integrais e iogurtes, já que esses alimentos ajudam a proporcionar saciedade no indivíduo.

Dieta fracionada propõe equilíbrio

O equilíbrio nos pratos também é fundamental na dieta fracionada. Todas as refeições são importantes e não devem ser puladas. O café da manhã é uma das refeições principais. Deve ser repleto de frutas, cereais como a granola, pão integral e leite desnatado.

Depois, no meio da manhã, o ideal é consumir uma fruta ou um iogurte. O almoço precisa ser um prato com pelo menos cinco cores. Coma saladas diferentes e coloridas como beterraba, cenoura e alface. Consuma também algum carboidrato e proteína, como arroz, feijão e carne. O importante na dieta fracionada é ter uma alimentação bem diversificada.

Como lanche de tarde, coma mais uma fruta ou biscoito integral. Na janta, vale o mesmo que o almoço: deve ser um prato colorido. Pode ser um sanduíche natural, por exemplo, com pão integral, alface, tomate e cenoura ralada. A ceia antes de dormir pode ser meio copo de leite desnatado. Dessa forma, seguindo a dieta fracionada você manterá a saúde e vai perder peso. Vale tentar, não acha?

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