Dietas

29/12/2014 11:37 - Atualizado em 30/11/2016 11:46

Dieta dos pontos propõe análise diária das calorias

Na dieta dos pontos, cada alimento consumido é somado e não deve ultrapassar um limite de pontuação diária.

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Redação

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As dietas estão em constante mutação. A cada ano, uma novidade se sobressai à outra. Agora é a dieta dos pontos que vem fazendo sucesso entre as pessoas que buscam o emagrecimento. E o principal motivo é que essa novidade permite comer o que quiser, sem restrições de alimentos. Ela controla apenas a quantidade daquilo que é ingerido através de pontos, que equivalem à calorias.

Saiba como funciona a dieta dos pontos

Na dieta dos pontos, ao invés de controlar as calorias, você controla os pontos. É permitido comer qualquer alimento, de acordo com a quantidade de pontos que ele tem e a quantidade que você pode ingerir. Basicamente, cada ponto corresponde a 3,6 calorias.

dieta dos pontos

Para as mulheres, a ingestão diária deve somar um total de cerca de 300 pontos. Já para os homens, o valor é aproximadamente 400 pontos. Essa dieta promove uma reeducação alimentar devido ao fato de as pessoas passarem a conhecer o valor de cada coisa que consomem. Ela é baseada na variedade e na quantidade dos alimentos.

Existe uma tabela com a quantidade de pontos de cada alimento, que deve ser seguida diariamente. A pessoa pode comer qualquer coisa, mas precisa anotar tudo que foi consumido durante o dia. Com isso, ela vai controlando o número de pontos ingeridos, que não pode ultrapassar uma quantidade previamente determinada a partir do seu peso, idade, sexo e prática de atividade física.

É preciso se organizar e seguir os valores da dieta dos pontos todos os dias para ter um bom resultado. É indicado reservar entre 160 e 175 pontos diários para o consumo de carboidratos, como pães, massas, cereais (se possível integrais), frutas, legumes e verduras.

Já as proteínas, como carnes, leite, queijo, iogurte e grãos devem somar entre 35 e 50 pontos. E as gorduras, como óleo, azeite, manteiga e castanhas até 95 pontos.

Dicas para fazer a dieta dos pontos

Para que a dieta dos pontos funcione, o principal é fazer um diário alimentar com tudo o que foi consumido. Os pontos devem ser somados após cada refeição para ter uma noção de quanto ainda pode consumir naquele dia.

É importante ter atenção redobrada com frituras. Se um alimento for frito, você deve multiplicar os pontos indicados na tabela por 3. E multiplicar por 4 se for empanado ou à milanesa. Por exemplo, se um bife for grelhado, tem 56 pontos. Se for à milanesa, ele terá 224.

Outra dica é comer de três em três horas. Além de manter o metabolismo acelerado e queimar a gordura acumulada, você também fica com menos fome nas refeições principais.

E lembre-se que qualquer dieta precisa ser acompanhada da prática regular de exercícios físicos para ter seus resultados alcançados com mais facilidade e saúde. Também é preciso beber bastante água durante o dia. A dieta dos pontos não tem contraindicações, mas caso a pessoa tenha algum problema de saúde ou doença, ela deve seguir o plano com orientação médica.

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