Dietas

10/07/2014 04:00 - Atualizado em 10/11/2016 09:48

Dieta do pH é a preferida de muitas famosas na luta contra a balança

A atriz Gwyneth Paltrow e a modelo Kate Moss apostam na dieta do pH.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A dieta do pH é uma das novas sensações entre as celebridades. Entre as primeiras que apostaram nela, estão a atriz Gwyneth Paltrow e a modelo Kate Moss. Descubra quais são os efeitos dessa disciplina alimentar.

Conheça a dieta do pH

Foto: Shutterstock

Gwyneth Paltrow​ é uma das adeptas da dieta do pH. Foto: Shutterstock

O objetivo da dieta é normalizar o pH do organismo, já que um desequilíbrio nesse nível – devido a uma alimentação inadequada, com excesso de carnes e queijos, por exemplo – pode levar a problemas de saúde, entre eles a obesidade.

Com a dieta do pH, a ideia é que nosso corpo seja 70% alcalino e 30% ácido. Por isso, o método também é chamado de dieta alcalinizante. Segundo a dieta, quanto mais básica (alcalina) é a nossa alimentação, melhor para o organismo, que terá menor retenção de líquido, eliminando melhor as toxinas e tendo maior equilíbrio orgânico.

Prós e contras da dieta do pH

Foto: Shutterstock

Alimentos integrais são incentivados na dieta do pH. Foto: Shutterstock

Na dieta do pH, é incentivado o consumo de alimentos integrais, frutas, legumes e verduras, fontes importantíssimas de fibras, vitaminas e minerais; e é recomendada a exclusão de alimentos industrializados, evitando o consumo excessivo de sódio, corantes e conservantes.

Por outro lado, é preciso tomar cuidado com a redução de carnes, ovos e produtos lácteos sugerida pela dieta. Esses alimentos possuem nutrientes essenciais para o nosso organismo. Ovos e carnes, por exemplo, são as principais fontes de proteínas da nossa alimentação. Uma redução muito drástica nesses alimentos pode acarretar em deficiências nutricionais sérias. Por isso, se você pensa em adotar a dieta, procure sempre a orientação de um nutricionista qualificado.

Adotando a dieta com responsabilidade, você pode perder de até mais de 4kg em um mês. Mas isso depende de pessoa para pessoa. Geralmente quem mais emagrece são aqueles que consomem mais alimentos ácidos no seu dia a dia. Por isso, a dieta do pH significará uma mudança mais drástica nos seus hábitos alimentares.

Não faz ideia de quais alimentos têm pH alcalino e quais têm o pH ácido? Confira essa lista e guie-se (mas nunca dispense o nutricionista):

Alimentos alcalinos 

Muito alcalinos

Ameixa umboshi, missô (pasta de soja fermentada), sal marinho, semente de abóbora em sal), lentilha, brócolis, Alga marinha (nori, kombu), cebola, rabanete, inhame, batata-doce, laranja-lima, nectarina, framboesa, melão, tangerina, abacaxi 

Moderadamente alcalinos

Canela, pimenta, alho, shoyu (molho de soja), castanha de caju, salsa, couve, endívia, rúcula, folha de mostarda, laranja-pera, amora, manga 

Pouco alcalinos

Chá verde, vinagre de maçã, ovo de codorna, amêndoa, gergelim, pimentão, nabo, couve-flor, repolho, berinjela, abóbora, batata, limão, pera, abacate, maçã, amora, papaia, pêssego 

Muito pouco alcalinos

Manteiga clarificada (ghee), quinua, arroz selvagem, aveia, óleo de coco, azeite extravirgem, sementes (a maioria), beterraba, alho-poró, quiabo, alface, banana, damasco, mirtilo. 

Alimentos ácidos 

Muito pouco ácidos

Figo, tâmara, coco, goiaba, abobrinha, espinafre, vagem, feijão-roxo, óleo de girassol, arroz integral, peixes, gelatina, ovo, queijo de cabra, iogurte, manteiga, vinagre de arroz, mel, curry.
 
Pouco ácidos

Ameixa seca, ameixa vermelha, tomate, ervilha verde, acelga, feijão-preto, ervilha seca, tapioca, arroz branco, peru, carne de carneiro, leite de vaca, vinagre balsâmico, chá preto, stévia. 

Moderadamente ácidos

Cenoura, vagem, grão-de-bico, pecã, amendoim, farelo de aveia, milho, frango, lula, carne de porco, queijo cottage, sacarina, café, aspartame, soja. 

Muito ácidos

Farinha de trigo branca, lagosta, carne vermelha, sorvete, queijo processado, vinagre branco, geleia com açúcar, cerveja, refrigerante, sal refinado.

Você já tinha ouvido falar dessa dieta? Você realmente acha que ela funciona? Conte-nos a sua opnião.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ