Dietas

22/09/2015 04:00 - Atualizado em 18/11/2016 10:13

Dieta do miojo ajuda a emagrecer? Conheça a novidade

O macarrão konjac ganhou atenção após uma apresentadora usá-lo na dieta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não, este não é um regime alimentar que permita saborear todas as variedades do macarrão instantâneo. A chamada dieta do miojo utiliza o konjac, um macarrão japonês feito à base de uma planta com o mesmo nome.

Ela ganhou fama após a chef e apresentadora britânica Nigella Lawson atribuir o seu emagrecimento ao consumo do prato. Esse macarrão é composto de aproximadamente 96% de água e apenas 4% de uma fibra solúvel chamada glucomanan.

A dieta do miojo funciona mesmo?

O grande trunfo da dieta do miojo é que o macarrão konjac tem um valor calórico baixíssimo, contribuindo para a sensação de saciedade sem oferecer aumento de peso.

Outra característica positiva é que a substância glucomanan, presente na composição do macarrão, dificulta a absorção de gordura e controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

mulher com prato para a dieta do miojo

Porém, o prato não oferece quantidades significativas de nutrientes importantes para uma alimentação saudável, como carboidratos, proteínas, vitaminas ou gorduras. Por isso, ele não pode substituir todas as refeições, uma vez que o corpo ficará carente das substâncias necessárias para mantê-lo em perfeito funcionamento.

Apesar do baixo teor calórico, para obter bons resultados com a dieta do miojo é importante que a maneira de consumo seja correta. O ideal é apostar em acompanhamentos saudáveis, como carnes magras e saladas. Molhos gordurosos aumentam significativamente a taxa de calorias.

Prepare macarrão konjac com atum e ervilhas

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de macarrão konjac cru

- ½ cebola crua

- 1 dente de alho

- 1 lata de atum ao natural

- 1 colher de chá de sal light

- 4 colheres de sopa de ervilha fresca  

- ½ colher de sopa de cebolinha

- 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem.

Modo de Preparo:

Lave o macarrão em água corrente. Depois, leve a uma panela com água fervente por alguns minutos. Desligue, escorra e reserve.

Pique a cebola e o alho. Coloque para refogar em fogo baixo em uma panela. Junte o atum e o sal. Misture bem e aguarde apurar.

Adicione a cebolinha e as ervilhas. Junte o macarrão e mexa delicadamente. Desligue o fogo e despeje o azeite. Sirva logo em seguida.

Saiba Mais
Dieta da Lua: Emagreça de olho no calendário
Veja 2 receitas de macarrão caseiro sem lactose
Macarrão sem glúten pode ser feito em casa

Atenção às dietas restritivas

A dieta do miojo, assim como tantos outros cardápios da moda, é extremamente restritiva, ou seja, priva o organismo de uma série de nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Pessoas que busquem o emagrecimento de forma saudável devem investir em um acompanhamento nutricional.

Apenas a reeducação alimentar poderá oferecer benefícios permanentes. Apostar em uma dieta equilibrada, com refeições em porções menores e mais frequentes ao longo do dia, colabora para o alcance de melhores resultados.

Converse com um nutricionista sobre a dieta e saiba como inserir o macarrão konjac de forma positiva na sua alimentação. Assim, você se sentirá mais disposto e, ainda, conseguirá alcançar seus objetivos.

Você já tinha ouvido falar da dieta do miojo? Qual a sua opinião sobre os cardápios da moda? Deixe seu comentário! E continue ligado nas dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável para garantir um dia a dia cheio de energia e bem-estar.

TAGS
konjac
Nigella
emagrecer
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ