Dietas

21/10/2015 09:05 - Atualizado em 01/12/2016 12:43

Dieta do leite pode ser mais uma aposta para emagrecer

Restrita a poucos alimentos, a dieta promete emagrecimento rápido.

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Redação

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Rico em proteínas, minerais e vitaminas, o leite é o primeiro alimento que recebemos e, não à toa, é recomendado por especialistas ao longo de toda a vida. Mas você já pensou em uma refeição em que ele seja o cardápio principal? Essa é a proposta da dieta do leite.

Elaborada para oferecer resultados rápidos de emagrecimento, ela promete a perda de até oito quilos em uma semana. Com a diminuição de medidas em poucos dias e o baixo custo, não é difícil entender por que ela tem se popularizado.

Porém, apesar dos resultados que parecem milagrosos, a nutricionista Thalita Monzani também alerta para os riscos que uma alimentação tão restritiva pode causar ao organismo.

mulher fazendo dieta do leite

Como funciona a dieta do leite

Além de eliminar peso em pouco tempo, uma das facilidades da dieta do leite é não se preocupar com a contagem diária de calorias. O objetivo é apenas ficar dentro do cardápio proposto.

O problema é que, com uma quantidade restrita de alimentos, pode ser difícil resistir aos primeiros dias. Também por conta dessa particularidade, ela é considerada uma dieta de emergência, que não deve ser estendida por mais que oito dias consecutivos. Confira o cardápio:

- 1º dia: 6 copos de leite

- 2º dia: 4 copos de leite, 1 maçã e 1 banana

- 3º dia: 2 copos de leite, 1 maçã, 1 pera e queijo à vontade

- 4º dia: 4 copos de leite, 1 pêssego, 1 bife ou frango grelhado

- 5º dia: 2 copos de leite, ½ mamão papaia, 9 morangos e 1 bife

- 6º dia: 2 copos de leite, 1 maçã, 1 ovo, 1 filé de peixe e queijo à vontade

- 7º dia: 3 copos de leite, 1 banana, 1 maçã e 1 goiaba

- 8º dia: 2 copos de leite, 1 maçã, 1 bife e queijo à vontade.

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Dieta do leite pode oferecer perigos

Antes de mudar a sua alimentação e começar a dieta, vale conhecer os riscos que ela pode causar. Com o número reduzido de alimentos que podem ser ingeridos, o organismo deixa de dispor de nutrientes fundamentais para o seu bom funcionamento.

Os problemas que surgem com o resultado podem variar desde sintomas como cansaço, tontura e insônia até complicações fisiológicas. “Por exemplo, quando fazemos uma restrição sem necessidade de lactose ou glúten, podemos nos tornar intolerantes”, alerta Thalita.

Ou seja, a própria restrição alimentar é capaz de gerar intolerância. Além disso, como são feitas em ciclos com data para começar e terminar, as dietas não costumam gerar mudanças de hábito, o que torna o efeito sanfona uma realidade sempre presente entre um período e outro.

Para quem quer perder peso sem riscos, a dica de Thalita é optar por uma reeducação alimentar, com o acompanhamento de um médico ou nutricionista, responsável por encontrar a melhor alternativa para cada paciente.

“Quando aprendemos a nos alimentar, ou seja, consumimos os alimentos corretos nos momentos corretos, fazemos com que nosso metabolismo fique mais acelerado, potencializando a queima de gordura e aumentando a massa muscular”, explica a nutricionista.

O processo pode ser mais lento, mas, principalmente quando associado à prática de exercícios físicos, o emagrecimento também dura mais. A chave é transformar os hábitos saudáveis em um estilo de vida.

E você, já fez a dieta do leite? Conte para nós qual foi o resultado! Aproveite também para conferir outras dicas de saúde e alimentação que o Vivo Mais Saudável traz para você.

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