Dietas

04/06/2015 07:19 - Atualizado em 31/10/2016 07:07

Dieta do gelo promete controlar a sua fome

Mistura com planta africana é a base da dieta do gelo, popularizada no Brasil por funkeira.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A funkeira Gracy Kelly, mais conhecida como a Mulher Maçã, surpreendeu fãs ao revelar o segredo da sua silhueta mais fininha: segundo ela, a boa forma foi conquistada com a dieta do gelo. Mas não se trata de qualquer gelo. Sua receita em cubos é preparada com a Hoodia Gordonii, uma planta originária da África.

Conforme relatos da cantora, essa combinação é poderosa e tem como resultado o aumento da saciedade e, por consequência, a eliminação de quilinhos extras na busca pelo peso ideal. E você, encara essa? Saiba mais a seguir sobre as vantagens e desvantagens da dieta.

dieta do gelo

Conheça a dieta do gelo

A dieta do gelo é simples de ser seguida. Primeiro, é preciso preparar os cubos - e não apenas com água. A mistura leva a planta Hoodia Gordonii (da família dos cactos), suco de lima e de limão. Depois de um tempinho no congelador, é só sugar o gelo: um cubo por dia antes do almoço. Dessa forma, é esperado que a pessoa tenha menos fome durante a refeição principal.

Segundo a nutricionista Geórgia Bachi, os inibidores de apetite, supostamente encontrados na planta, podem trazer benefícios para pessoas com distúrbios alimentares, desde que aliados a uma dieta controlada. “Precisamos alinhar o plano alimentar ao longo do dia de acordo com a nossa individualidade”, explica.

Para ela, as restrições baseadas em outras culturas, como é o caso da dieta do gelo, devem ser adotadas com cautela. “Uma dieta saudável para as pessoas que vivem em determinada parte do mundo - na África, por exemplo - pode ser muito diferente da comida que é boa e saudável para as pessoas de outro local”, salienta.

Geórgia reforça que essa diferença pode ser vista até mesmo dentro do Brasil. “Pessoas que moram no Nordeste possuem necessidades de nutrientes diferentes daquelas que moram na região úmida e fria do Sul, como algumas cidades serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, por exemplo”, diz.

Dieta do gelo e outras da moda

Um dos argumentos de quem defende a dieta do gelo é que a água cumpre função importante na busca por perder peso. Segundo a nutricionista, apesar de ser essencial para todas as pessoas, não deve ser encarada dessa forma. 

Ela alerta que confundir fome com sede é um dos problemas mais vistos em consultórios de nutricionistas. “Algumas pessoas fazem isso e, muitas vezes, acabam consumindo alimentos fora de hora, quando, na verdade, o estímulo cerebral seria para consumir mais água”, pondera.

Tendo como principal objetivo a baixa ingestão calórica, as dietas da moda são caracterizadas pela diminuição de líquidos corpóreos e de massa muscular. “O individuo perderá peso, mas não necessariamente gordura, ganhando uma aparência flácida e pouco saudável, além de aumentar o risco de carências nutricionais, como de vitaminas e minerais”, alerta Geórgia.

Como emagrecer com saúde?

Você quer saber como perder peso sem se descuidar com a sua saúde? Uma saída para entender o funcionamento do corpo humano é a comparação com um carro, indica Geórgia. “Se adicionarmos gasolina de má qualidade em nosso carro, o desempenho seria prejudicado e o motor passaria a não funcionar corretamente”, diz.

Para ela, o segredo para o emagrecimento é a eliminação de maus hábitos. “Precisamos de boas fontes de proteína, carboidratos e gordura divididas entre seis ou sete refeições diárias”. Para a nutricionista, esse é o caminho certo. “Não existe formula mágica, nem mesmo um item isolado que faça emagrecer: o resultado está no conjunto de toda a obra”, finaliza.

Então, vai apostar na dieta do gelo? Deixe seu comentário e continue acompanhando as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dietas
gelo
água
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ